banner-130
engen22
mineraz

VESTIBULAR ONLINE É NA UNOPAR

Que estudar ainda nesse semestre???.
A Unopar Itapetinga te da aquela força!!! basta participar do nosso vestibular online
Matricula totalmente grátis e bolsa de ate 60% durante todo o curso. não perca tempo, acesse o link abaixo e preencha os seus dados!!
https://forms.gle/ybgapGFcUKB6CbZN6
#VempraUnopar

RK

MANUTENÇÃO DE REDE NA BEIRA RIO INTERROMPERÁ ABASTECIMENTO DE ÁGUA NAS VILAS E NOVA ITAPETINGA, NESTA TERÇA

Uma necessária intervenção na rede de água da Avenida César Borges (Beira-Rio), provocará a interrupção do fornecimento de água para as vilas, residenciais Cassiano Gonçalves e Neto Fernandes, bem como para a Nova Itapetinga e residencial Moacyr Moura, por tempo indeterminado.

A equipe do SAAE programou a execução do serviço no início desta manhã, a partir das 7:00h. Devido a grande profundidade será usada uma retroescavadeira para dar celeridade ao trabalho.

Solicitamos dos usuários destas localidades que economizem o uso da água do seu reservatório residencial durante esse período.

Agradecemos a atenção e compreensão de todos.

É o SAAE trabalhando para garantir água de qualidade a toda a comunidade.

A Direção.

AF

NOVO BOLSA FAMÍLIA COM NOVO VALOR DEVE SER LIBERADO ESSA SEMANA

Desde o primeiro momento em que foi confirmado que o Auxílio Emergencial não teria uma nova prorrogação, grande parte da população bem como da ala política começou a se questionar e pressionar o governo com os possíveis prejuízos a população mais vulnerável, bem como para a economia.

Diante de um novo cenário de incertezas o governo federal decidiu dar uma nova atenção ao Bolsa Família, isso enquanto um novo programa social de distribuição de renda não possa ser criado.

Com um cenário onde nenhuma medida oficial ainda foi tomada, o ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni do DEM-RS em entrevista ao programa Direto ao Ponto da Jovem Pan, informou que o novo modelo do Bolsa Família, assim como a medida que libera microcrédito digital produtivo estão finalizados e devem ser lançadas até o fim de janeiro.

Pasta pronta

De acordo com a declaração de Onyx, a pasta com as novas mudanças no Bolsa Família já está pronta, agora a mesma está no aguardo da autorização do presidente Jair Bolsonaro. Onyx em declaração informou que “o presidente deve autorizar que a gente apresente um novo Bolsa. Vai ser o Bolsa Família mesmo, não tem porque mudar, é o programa que as pessoas estão acostumadas”.

“Estamos trabalhando para que o novo Bolsa Família seja lançado no fim deste mês. Eu acho que tudo está caminhando para isso”, disse o ministro na entrevista à Jovem Pan

Seguindo o raciocínio da declaração do ministro à Jovem Pan, como o anúncio do novo programa deve acontecer ainda em janeiro e pensando que já estamos chegando na última semana do mês, tudo indica que ainda essa semana poderemos ter novidades concretas sobre o Bolsa Família.

Novidades

Segundo informações do ministro, a probabilidade é de que o Bolsa Família pague um ticket superior aos R$ 200, além disso a ideia é emancipar as famílias “Vamos dar garantia para as famílias. Se a pessoa se empregou e perdeu o emprego por algum motivo, pode voltar para o programa, sem entrar na fila”, explicou.

“Vamos dar garantia para as famílias. Se a pessoa se empregou e perdeu o emprego por algum motivo, pode voltar para o programa, sem entrar na fila”, concluiu o ministro.

Onyx também declarou que os recursos utilizados serão proveniente do orçamento federal previsto para este ano. “Fizemos caber o novo Bolsa dentro dos R$ 35 bilhões que o orçamento nos reserva para 2021. Nós fizemos tudo que podíamos em 2020, não pedimos um centavo a mais em nenhum programa do Ministério da Cidadania. É um aprofundamento fiscal que não tem espaço para inventar, tem espaço para ser criativo e fazer um programa diferente, mais direcionado”, pontuou.

MATRÍCULAS EM ESCOLAS PARTICULARES CAEM ATÉ 70% NA BAHIA

Ainda sem previsão para o retorno das aulas presenciais, as matrículas nas escolas particulares de Salvador e de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana, tiveram, em média, queda de 70% para o ano letivo de 2021, em relação ao mesmo período de 2020. No caso da educação infantil, a situação “está catastrófica”, como define a gestora da Cresça e Apareça, Mariana Mongenroth. Segundo ela, nenhuma criança de 0 a 3 anos fez a matrícula na escola, que fica no Rio Vermelho.

Segundo o diretor do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino da Bahia (Sinepe-BA), Jorge Tadeu Coelho, somente 15% dos alunos da educação infantil estão de fato matriculados para o ano letivo de 2021. Já o Grupo de Valorização da Educação (GVE), que representa mais de 60 unidades privadas de ensino na capital e RMS, estima que, em média, houve baixa de 30% nas matrículas de estudantes de todas as séries nos estabelecimentos que fazem parte da entidade.

“As matrículas diminuíram bastante, em média 30% menor do que no ano passado. E tem escola que não tem nem 10% dos alunos matriculados. A maioria consegue se recuperar pelos outros ciclos, mas estão tendo muita redução de turmas, o que gera um problema porque temos professores contratados, porém, não temos aluno na sala para pagar a conta”, afirma Wilson Abdon, porta-voz do GVE e diretor do Colégio Perfil e Escola Mais Perfil.

BRASIL PROÍBE ENTRADA DE VIAJANTES DA ÁFRICA DO SUL PARA IMPEDR VARIANTE DA COVID

Uma portaria do governo federal publicada nesta terça-feira (26) proíbe a entrada no Brasil de passageiros vindos da África do Sul. Segundo a portaria, a medida foi tomada, entre outras razões, para evitar o impacto da nova variante do coronavírus. Os viajantes vindos do Reino Unido continuam impedidos de entrar no país.

Segundo o texto publicado, ficam proibidos, em caráter temporário, voos internacionais com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pelo Reino Unido e pela África do Sul. Também fica suspensa a autorização de embarque para o Brasil de viajantes estrangeiro, procedente ou com passagem pelo Reino Unido e pela África do Sul nos últimos quatorze dias.

O texto foi assinado pelos ministros Walter Braga Netto (Casa Civil), André Mendonça (Justiça e Segurança Pública) e Eduardo Pazuello (Saúde).

Demais estrangeiros podem entrar no país por via aérea desde que comprovem, por meio de teste RT-PCR, que não estão com Covid-19. O exame precisa ter sido realizado 72 horas antes do embarque.

Quem não cumprir as regras estipuladas pela portaria estará sujeito à: responsabilização civil, administrativa e penal; repatriação ou deportação imediata; e inabilitação de pedido de refúgio.

AF

TREMOR DE TERRA É REGISTRADO EM JACOBINA-BA

A ocorrência foi confirmada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora toda atividade sísmica na região Nordeste

Um tremor de terra de 2,6 pontos de magnitude foi registrado na cidade de Jacobina, no norte da Bahia, na madrugada desta segunda-feira (25). Apesar de não haver registro da população, o tremor foi confirmado pelo Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora toda atividade sísmica na região Nordeste.

Vale lembrar que esse não é o primeiro caso, em dezembro do ano passado, outros dois tremores ocorreram na cidade – o primeiro de 3,2 e o segundo de 3,0 pontos de magnitude. Na ocasião, diversos moradores relataram medo com o impacto, maior do que o registrado nesta segunda-feira.

GOVERNADOR DO AMAZONAS EXONERA SERVIDOR VACINADO INDEVIDAMENTE

O governador do Amazonas, Wilson Lima, determinou à Casa Civil que exonere um servidor indevidamente vacinado contra o novo coronavírus. O nome de Gerberson Oliveira Lima aparece na lista das pessoas já vacinadas que a prefeitura de Manaus divulgou na noite de domingo (24).

Na relação, Gerberson é identificado como trabalhador da área de saúde, mas sua função não é informada. Consultando o Portal da Transparência, a reportagem identificou que Lima foi contratado como assessor técnico comissionado da Casa Civil.

“Acabei de tomar conhecimento que um funcionário da Casa Civil foi indevidamente vacinado”, escreveu o governador nas redes sociais. “Não compactuarei com este tipo de procedimento! Já determinei a exoneração do mesmo e a apuração do fato”, acrescentou Lima.

A prefeitura de Manaus divulgou a lista com os nomes das mais de 6 mil pessoas já vacinadas atendendo a uma decisão judicial. A pedido dos ministérios Público Federal (MPF), estadual (MP-AM), do Trabalho (MPT), Defensoria Pública do Estado do Amazonas, Defensoria Pública da União e Tribunal de Contas do Estado, a juíza federal Jaiza Maria Pinto Fraxe, da 1ª Vara do Amazonas, determinou, liminarmente, que a prefeitura informe diariamente dados de todas as pessoas vacinadas e que aquelas que tenham sido imunizadas indevidamente recebam a segunda dose da vacina.

O pedido de divulgação da relação nominal foi feito depois de denúncias sobre o possível favorecimento de pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários e estavam sendo indevidamente imunizadas. As suspeitas de irregularidades motivaram a prefeitura e o governo estadual a suspender a vacinação dos profissionais de saúde da capital por dois dias, a pretexto de “reformular” o plano de vacinação. A vacinação já foi retomada.

As suspeitas também motivaram a Procuradoria da República (MPF-AM) a notificar duas jovens médicas recém-contratadas pela Secretaria Municipal de Saúde, as irmãs Gabrielle Kirk Maddy Lins e Isabelle Kirk Maddy Lins, para prestar esclarecimentos. Segundo o MPF, embora não estejam na linha de frente do combate à covid-19 e não façam parte dos grupos prioritários, as duas já foram vacinadas. O nome das irmãs Lins consta da lista da prefeitura, na qual as duas são identificadas como trabalhadoras de saúde.

Também constam da lista de pessoas vacinadas pela prefeitura de Manaus a secretária municipal de Saúde, Shadia Fraxe, que é médica, e a secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, a assistente social Jane Mara Silva de Moraes de Oliveira. Há ainda muitas pessoas vacinadas cujas funções não são detalhadas, mas constam da relação sob o termo genérico “outros”.

Consultada, a prefeitura de Manaus informou à Agência Brasil que o grupo foi estabelecido pelo Ministério da Saúde “para unificar diferentes atividades, além das especialidades médicas e de enfermagem, que fazem parte da rotina de atendimentos em estabelecimentos de saúde”, como profissionais de nutrição, biologia, biomedicina, psicologia, fonoaudiologia, segurança, cozinheiros, auxiliares de cozinha, maqueiros, acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica de saúde em estágio hospitalar, atenção básica e laboratórios.

BOLSONARO DIZ QUE TRABALHA PELA CRIAÇÃO DE SEU NOVO PARTIDO ATÉ MARÇO

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse na manhã de hoje (25), em frente ao Palácio da Alvorada que ainda trabalha para a criação do seu novo partido, o ‘Aliança pelo Brasil’. Segundo o presidente, a intenção é a criação da legenda até março, apesar de restar pouco tempo para cumprir as exigências legais.

O presidente disse, ainda, que apesar de trabalhar para a criação da legenda, ainda não faz campanha para 2022. Bolsonaro já manifestou a intenção de se candidatar para seu segundo mandato. A criação do Aliança pelo Brasil é discutida desde novembro de 2019, quando foi aprovada a direção provisória da sigla, comandada pelo próprio presidente.

A decisão sobre em qual partido deve disputar uma possível reeleição deve ser tomada em breve. “Em março, vamos reestudar se o partido decola ou não. Se não decolar, a gente vai ter que ter outro partido, senão não temos como nos preparar para as eleições de 2022”, disse Bolsonaro.

AF

ITAPETINGA: BOLETIM ATUALIZADO DA COVID-19

RK

ITAPETINGA RECEBE DOSES DA VACINA ASTRAZENECA

Itapetinga recebeu, nesta segunda-feira, 25, 630 doses da vacina AstraZeneca, produzida pela Universidade de Oxford. De acordo com o plano municipal de vacinação, este lote irá seguir contemplando os profissionais de saúde do município. Diferente do que aconteceu com o primeiro lote da vacina Coronavac, o Governo do Estado não reteve o equivalente à metade das doses da AstraZeneca, mas garantiu nova remessa dentro do prazo estabelecido para a segunda aplicação.

O secretário de saúde explicou que a vacina de Oxford possui prazo ampliado entre a primeira e segunda aplicações. “Enquanto os imunizados pela Coronavac precisam receber a segunda dose em até 30 dias, aqueles vacinados com a AstraZeneca têm até quatro meses para receber a segunda dose sem que isso altere o potencial de imunização. Por isso, o Governo do Estado garantiu um segundo lote em tempo hábil”, afirmou Hugo Sousa, secretário de saúde.

Assim, a partir desta terça-feira, novos profissionais serão vacinados, desta vez com a AstraZeneca.

Também está prevista a chegada, ainda nesta semana, de novas doses da vacina Coronavac para dar continuidade à primeira fase do plano de vacinação que engloba profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos que estejam institucionalizados e idosos acima de 75 anos.

“Com o primeiro lote que recebemos da Coronavac ainda não conseguimos imunizar nem 50% dos profissionais de saúde. Mas estamos esperançosos de que em breve tenhamos doses disponíveis para completarmos todas as fases de imunização”, disse o secretário.

RK

RICOS SAEM ILESOS DA PANDEMIA, ENQUANTO POBRES SÓ VÃO SE RECUPERAR EM 10 ANOS

[Ricos saem ilesos da pandemia, enquanto pobres só vão se recuperar em 10 anos]

As mil pessoas mais ricas do mundo levarão apenas nove meses para ver suas fortunas retornarem aos níveis pré-pandemia, enquanto os mais pobres vão levar 14 vezes mais, ou seja, mais de dez anos, para conseguir repor as perdas devido ao impacto econômico da doença. A conclusão está no relatório O Vírus da Desigualdade, que será lançado hoje (25) pela ONG Oxfam, na abertura do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. A informação é da Agência Brasil.

Em fevereiro de 2020, foi identificado o valor da fortuna dos mais ricos, representando 100%. Em março, essa riqueza caiu para 70,3%, voltando aos 100% em novembro. Como base de comparação sobre a velocidade dessa recuperação, os mais ricos do mundo levaram cinco anos para recuperar o que perderam durante a crise financeira de 2008.

Em todo o mundo, os bilionários acumularam US$ 3,9 trilhões entre 18 de março e 31 de dezembro de 2020, sendo que sua riqueza total hoje é de US$ 11,95 trilhões, o equivalente ao que os governos do G20 gastaram para enfrentar a pandemia. Apenas os dez maiores bilionários acumularam US$ 540 bilhões no período – o suficiente para pagar pela vacina contra a covid-19 para todo o mundo e garantir que ninguém chegue à situação de pobreza.

Por outro lado, a pandemia deu início a uma crise em relação aos empregos, que, segundo a Oxfam, é a pior em mais de 90 anos. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que cerca de meio bilhão de pessoas estão agora subempregadas ou sem emprego, enfrentando miséria e fome.

RK

ACIDENTE COM ÔNIBUS DE TURISMO NO PARANÁ DEIXA AO MENOS 21 MORTOS E 33 FERIDOS

[Acidente com ônibus de turismo no Paraná deixa ao menos 21 mortos e 33 feridos ]

Um acidente com ônibus de turismo no litoral do Paraná deixou 21 mortos e mais de 30 feridos na manhã de hoje (25). O veículo saiu de Ananindeua (PA), com 53 passageiros e dois motoristas, para ir até Balneário de Camboriú (SC).

De acordo com a a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus descia a Serra do Mar em direção ao litoral catarinense quando bateu na mureta de contenção, saiu da pista e tombou na lateral da rodovia.

Segundo a Folha de S. Paulo, a polícia militar confirmou o atendimento de 33 pessoas, das quais sete estavam feridas gravemente, 6 de forma moderada e outras 20 com ferimentos leves.

RK

PRIMEIRO TRANSPLANTE DE CÓRNEAS ARTIFICIAIS DEVOLVE VISÃO A HOMEM EM ISRAEL

Após receber um transplante de córneas artificiais, um homem de 78 anos recuperou a visão. A cirurgia foi a primeira bem-sucedida do mundo.

Jamuel Furani ficou cego por dez anos. Ele faz parte de estudos clínicos realizados pela startup CorNet Vision, em Israel. A empresa criou um tipo de córnea sintética que se biointegra ao olho humano. O procedimento pode ser feito em casos de córneas deformadas, com cicatrizes ou opacificadas.

O implante é considerado relativamente simples e a pessoa que passa por ele pode voltar a enxergar normalmente após algumas horas em recuperação.

O paciente conseguiu, um dia após a intervenção, reconhecer os seus familiares e ler textos.

AF

BIDEN RETIRA LIBERAÇÃO DA ENTRADA DE TURISTAS DO BRASIL AOS EUA

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, retirou a liberação da entrada de turistas do Brasil ordenada pelo ex-representante do cargo, Donald Trump, na última segunda-feira (18). As restrições, que valem também para outros 28 países, seriam suspensas amanhã (26).

O democrata, que assumiu o cargo na última quarta-feira (20), tem como uma das suas principais propostas o combate à pandemia do coronavírus. Isso acontece após o governo do seu antecessor ir contra as regras solicitadas pelas agências de saúde dos EUA e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Funcionários do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da nação disseram que podem adicionar mais países à lista caso seja necessário. O Reino Unido e a África do Sul também estão dentro da restrição de entrada aos EUA – assim como no Brasil, surgiram variantes da Covid-19 nestes lugares.

AF

ENEM REGISTRA 55,3% DE ABSTENÇÃO NO SEGUNDO DIA DE PROVAS E BATE RECORDE DE FALTAS

Com base em dados ainda preliminares, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou neste domingo (24) que o segundo dia do Enem registrou 55,3% de abstenção. Um recorde no histórico do exame.

O índice superou o observado no primeiro dia do exame, no domingo (17), quando havia sido registrada a marca de 51,5%.

Os números foram apresentados pelo presidente do instituto, Alexandre Lopes, em coletiva à imprensa. Segundo ele, 2,4 milhões de inscritos compareceram para fazer as provas de Ciências da Natureza e Matemática, contra um total superior a 3 milhões de ausentes. “Foi mais do que a gente estava esperando”, afirmou.

AF

VEREADOR É MORTO A TIROS DENTRO DE BAR NA BAHIA

Um vereador da cidade de Candeias, na região metropolitana de Salvador, foi morto a tiros no bairro Sarandi, na noite de domingo (24). Outras cinco pessoas ficaram feridas, incluindo a esposa da vítima.

André Luiz Ferreira de Araújo (PP), conhecido como Júnior CCA, estava em um bar próximo à casa dele. Segundo a prefeitura da cidade, homens chegaram atirando e o vereador foi baleado. Ainda não há informações se ele era alvo dos tiros.

O vereador chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), assim como os outros feridos, mas ele não resistiu aos ferimentos. A esposa dele está internada no Hospital Geral do Estado (HGE). Não há detalhes sobre o estado de saúde dela.

Júnior CCA tinha 38 anos e estava no primeiro mandato. A prefeitura de Candeias decretou luto oficial de três dias pela morte do parlamentar, em respeito aos amigos, eleitores e familiares.

Nas redes sociais, a prefeitura escreveu que “a cidade perde um líder político, que tinha em seu perfil a juventude, o caráter, a coragem e a busca incessante pelo bem estar da população candeense”. (G1)



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia