Atendendo a uma reivindicação da categoria, profissionais da comunicação que são servidores do Estado terão progressão e promoção na carreira. Jornalistas, analistas de radiofusão e outros servidores da área terão que cumprir pelo menos um ano no cargo para receberem o benefício. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial do Estado e foi assinado pelo governador em exercício, Otto Alencar.

O benefício se estende às funções de confiança, cargos em comissão ou coordenação, tempo de efetivo no exercício no cargo permanente e produção técnica ou acadêmica. Os profissionais podem receber de cinco a 40 pontos, a depender do tempo de serviço, cargo e produção técnica ou acadêmica.

O secretário de Comunicação, Robinson Almeida, ressaltou a sensibilidade do governo estadual em atender a uma reivindicação antiga dos servidores de comunicação na progressão da carreira. “Essa é uma luta histórica dos trabalhadores de comunicação. Com esse decreto, será possível avançar nestas carreiras específicas da área de comunicação”.

O presidente do Sindicato de Rádio, TV e Publicidade, Everaldo Monteiro, acredita que o decreto consolida e defende o direito dos profissionais de comunicação. “Durante várias gestões lutamos para que os jornalistas que trabalham no estado tivessem direito a promoção de seus cargos. Agora, nos sentimos valorizados”, afirmou.

Segundo a presidente do Sindicato de Jornalista da Bahia (Sinjorba), Marjorie Moura, o decreto aprovado pelo governo da Bahia é o resultado da parceria do Estado com os sindicatos da categoria. “Os jornalistas da Bahia recebem com grande alegria o decreto que cria e organiza a carreira dos jornalistas no estado. É o coroamento de sucesso na luta da categoria. Isso porque o secretário Robinson Almeida deu atenção às reivindicações dos profissionais de comunicação”, enfatizou.