A Vara de Execuções Criminais de Taubaté (SP) expediu no fim desta segunda-feira (3/6) um alvará de soltura para o ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, 85, condenado por desviar R$ 175 milhões da construção do Fórum Trabalhista de São Paulo durante os anos 1990.

nicolau dos santos lalau

O ex-juiz foi beneficiado pelo indulto assinado pela presidente Dilma Rousseff, em dezembro de 2012, que concede liberdade para presos com mais de 60 anos que cumpriram mais de um terço da pena e têm problemas de saúde. “Lalau”, como ficou conhecido o ex-juiz, foi condenado em 2005 a 26 anos e seis meses de prisão, além de multa. Ele está preso na Penitenciária 2 (P2) de Tremembé, no interior de São Paulo, desde março de 2013. Segundo sua defesa, ele se locomove com ajuda de cadeira de rodas, tem problemas de coração e está em depressão.

Para ganhar liberdade, o ex-juiz aguarda que o alvará de soltura chegue ao presídio. A expectativa é que ele deixe a P2 nesta terça-feira (3). “Ele deve sair amanhã [terça] à tarde. Inicialmente apenas eu vou acompanhá-lo na saída”, disse Celmo Márcio de Assis Pereira, seu advogado.