O sucesso da frase “Sabe de nada inocente”, que se tornou febre na TV e internet brasileira e se tornou até música agora invadiu também o mundo da tecnologia dos smartphones. Já pensou em testar os seus conhecimentos sobre a sua baianidade? Pois então, se você nunca se perguntou sobre isso agora pode tentar saber se você um baiano “barril dobrado” ou um “sabe de nada inocente”.

Foto: reprodução
Os baianos Guilherme Campos e Danilo, formados em Engenharia Elétrica e Mecânica, respectivamente, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), resolveram criar este aplicativo que possui um quis com dez perguntas, sobre os temas variados que vão de lutadores de UFC nascidos na Bahia a ex-BBBs e até mesmo, temas que envolvem a política baiana.

Segundo eles, a ideia do aplicativo surgiu no trabalho. “Como temos muitas pessoas de outros estados (São Paulo, principalmente) trabalhando lá, sempre fazíamos brincadeiras e perguntas com eles sobre coisas típicas de Salvador e da Bahia. Coisas cotidianas para qualquer bom baiano como o “lá ele” e o uso do “ives” era um prato cheio para risadas no trabalho”, ressaltam afirmando ainda que “sempre ficava muito nítido o quão singular nossa cultura baiana é, cheia de gírias e costumes únicos e que soam estranhos ao de fora daqui”.

Esta é uma das mais de 200 pergunas que você pode responder
De acordo com Guilherme, as brincadeiras faziam tanto sucesso entre os colegas e amigos que decidiram então transformar isso em um aplicativo para smartphones e assim poder compartilhar com um maior número de pessoas. “Começamos com cerca de 200 perguntas e agora estamos sempre adicionando mais com sugestões que vamos recebendo de amigos e conhecidos”, informa.

As questões são escolhidas de forma aleatória de um banco de dados, portanto a cada rodada novas perguntas surgirão. O aplicativo ainda permite que o resultado seja direcionado à rede social Facebook.

Para Guilherme e Danilo, o aplicativo ainda é um hobby, mas eles também estão pensando em outras idéias ligadas à promoção da cultura baiana.  O app está disponível apenas para o sistema Android, por enquanto, mas estará à disposição para o iPhone iOS e pode ser baixado pelo Google Play Store.