A Comissão Nacional da Verdade apresentou um relatório sobre o desaparecido político da ditadura militar Stuart Angel. O corpo teria sido enterrado na base aérea    de Santa Cruz, no Rio.

Stuart Angel tinha 26 anos quando foi preso em maio de 1971. O então dirigente do Movimento Revolucionário 8 de outubro foi levado para a base aérea do Galeão.

Segundo o relato de outros presos políticos, os agentes da equipe do Brigadeiro João Paulo Burnier, na época, líder do Terceiro Comando Aéreo   , queriam que ele revelasse o paradeiro do guerrilheiro Carlos Lamarca. Stuart foi torturado até a morte sem dar a informação e o corpo nunca foi encontrado.

Em um depoimento, o capitão    reformado Álvaro Moreira de Oliveira Filho disse ter ouvido de um militar que trabalhava na Base Aérea de Santa Cruz, que o corpo teria sido enterrado nacabeceira    da pista: “Ele não deixou dúvidas de que estavam enterrando um corpo. Que era Stuart, filho de Zuzu Angel”.

A Comissão Nacional da Verdade pretende convocar os militares que trabalhavam nas bases aéreas do Galeão e de Santa Cruz há 43 anos. Os integrantes da Comissão afirmam que somente com estes depoimentos e a colaboração    da Aeron   áutica será possível esclarecer o que aconteceu com o corpo de Stuart Angel.

“É a Aeronáutica que dispõe de dados mais que suficientes para esclarecer toda esta situação e por um paradeiro neste quadro de dúvidas que ainda existe”, disse Pedro Dallari, coordenador da Comissão Nacional da Verdade.

A irmã de Stuart fez um apelo: “Revelem a verdade, revelem os fatos. Deem um sossego às famílias brasileiras, à memória brasileira”, comentou Hildegard Angel, irmã de Stuart Angel.

O Comando da Aeronáutica declarou que ainda não foi informado oficialmente sobre o assunto, mas que a busca pela verdade é um compromisso da instituição. E que atende de forma responsável e cooperativa aos pedidos da Comissão Nacional da Verdade.