Estados Unidos quebram tabu e derrotam Gana na Copa do Mundo 2014

Foto
Os Estados Unidos conseguiram um importante resultado em sua estreia na Copa do Mundo 2014. Derrotando a seleção de Gana por 2 a 1, a equipe comandada por Jurgen Klinsmann não só chegou a segunda colocação do Grupo G da atual edição do Mundial como também devolveu as derrotas sofridas para a mesma equipe africana nas edições de 2006 e 2010 do torneio.

Com apenas um minuto de jogo, os norte-amerianos partiram com velocidade e conseguiram abrir o placar. Logo aos 28 segundos, Dempsey recebeu bela jogada e partiu pela intermediária, chutando sem chances para o goleiro Kwarasey. O gol relâmpago deu motivação aos comandados de Klinsmann, que continuaram usando da velocidade para dominar o jogo. Entretanto, a força física de Gana começou a impedir as investidas rivais, prezando pelos lançamentos laterais para chegar ao empate.

Mesmo diminuindo o ritmo de jogo no ataque, os Estados Unidos continuavam levando perigo a meta dos Estrelas Negras. Sendo assim, aos 19, Bedoya lançou para Altidore, que cutou em cima do arqueiro ganês. Momentos depois, aos 21, o mesmo Altidore acabou sentindo a coxa e caiu no gramado, sendo substituído por Johansson.

Achando mais espaços no campo, o selecionado africano aumentou o numero de investidas na defesa estadunidense, prezando pelos cruzamentos e chutes de fora da área. Assim, aos 29, Atsu conseguiu efetuar um perigoso chute que levou perigo aos norte-americanos. Mas foi Asamoah Gyan, aos 32, que dominou e chutou forte a meta de Tim Howard, que fez bela defesa.
Apesar do maior volume de jogo de Gana, as investidas diminuíram bastante ao final do primeiro tempo e os Estados Unidos tiveram boas oportunidades de chegar ao segundo gol, mas sem efetividade nas finalizações. Nos acréscimos, aos 49, Atsu avançou em velocidade e tocou para Jordan Ayew chutar fraco sem perigo ao adversário.

Na segunda etapa, o jogo acabou se tornando mais truncado, com as duas equipes marcando forte e impedindo o adversário de jogar. Com isso, as jogadas aéreas acabaram sendo mais valorizadas dos dois lados, com os africanos sendo mais efetivos e conseguindo chegar com perigo em chute de Muntari, que depois acabou desperdiçando mais uma chance em cabeçada que passou rente a trave.

Pressionando o seu adversário, os Estrelas Negras  começaram a trabalhar mais a bola em seu ataque  e criaram rápidas oportunidades para o empate. Aos 16, Atsu tocou de cobertura e quase acertou a meta de Howard. Os estadunidenses seguiram perigosos nos contra-ataques, mas foi Asamoah Gyan, aos 20, que obrigou o goleiro americano a trabalhar em mais um chute à longa distância.

Com as entradas de Essien e Boateng, Gana ganhou mais força na frente, deixando os adversários mais presos na sua defesa. Entretanto, aos poucos os americanos foram avançando a marcação, mesmo sem apresentar um ataque consistente. Com os Estados Unidos mais soltos, Gana ganhou mais espaços e em sua primeira investida tocando a bola na pequena área, chegaram ao empate. Aos 37, André Ayew recebeu belo passe de Asamoah Gyan e chutou forte para deixar tudo igual.

O empate fez o jogo abrir nos setores defensivos, fazendo com que os Estados Unidos voltassem ao ataque. Dessa forma, não demorou para que chegassem a mais um gol na partida. Aos 42, Brooks se aproveitou de lance aéreo e cabeceou sozinho para deixar sua equipe mais uma vez a frente do marcador.

Com o resultado, os Estados Unidos chegam aos seus primeiros três pontos na competição e perdem para os alemães na classificação apenas pelo saldo de gols, caso parecido com os ganeses, que figuram na terceira colocação por terem sofrido menos gols que Portugal. Agora, os norte-americanos vão até a cidade de Manaus onde enfrenta os lusitanos em um jogo de vida e morte para os europeus. Já os Estrelas Negras vão até Fortaleza, onde também precisam vencer os germânicos para seguirem vivos na competição.

FICHA TÉCNICA
Copa do Mundo

Gana x Estados Unidos
Local: Arena das Dunas, em Natal (RN)
Data: 16 de junho de 2014, segunda-feira
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia)
Assistentes: Mathias Klasenius e Daniel Earnmark
Cartões amarelo: Rabiu
Gols: Dempsey, Andrew Ayew, Brooks

GANA: Kiwarasey, Asamoah. Boye, Mensah e Opare; Muntari, Rabiu (Essien), Andre Ayew, Jordan Ayew (Boateng), Atsu e Asamoa Gyan. Técnico: James Appiah
ESTADOS UNIDOS: Howard, Beasley, Besler (Brooks), Cameron e Johnson; Beckerman, Bedoya (Graham Zusi) e Jones; Altidore (Johannsson), Bradley e Dempsey. Técnico:Jurgen Klinsmann