Quatro partidos integrantes da frente partidária batizada de “Jorge Aleluia” – homenagem ao ex-presidente estadual do PRP que morreu em junho do ano passado após sofrer um infarto durante uma partida de futebol – oficializaram nesta segunda-feira (16) o apoio à chapa liderada pelo pré-candidato ao governo da Bahia pelo DEM, Paulo Souto.
Juntos, PRP, PPS, PTdoB e PSDC emprestarão à campanha do democrata na televisão quase 20 segundos.
Com a oficialização das quatro legendas à chapa oposicionista, além das já sacramentadas – DEM, PSDB, PMDB, Solidariedade, PTN, PROS e PTC –, o grupo,  que tentará assumir o comando da máquina pública estadual e conta com o tucano Joaci Góes como pré-candidato a vice-governador e o peemedebista Geddel Vieira Lima concorrendo ao Senado, já soma 11 partidos.

O principal concorrente, o petista Rui Costa, apesar de as pesquisas apontarem a senadora e pré-candidata Lídice da Mata (PSB) na segunda colocação na corrida ao Palácio de Ondina, conforme pesquisa Ibope, soma mais aliados partidários do que a socialista, mas, mesmo estando em desvantagem em relação a Souto na quantidade de partidos, o petista terá mais tempo na TV. Na chapa governista, o PT conta com o PSD, do postulante ao Senado Otto Alencar; do PP, que está na vice de Rui com João Leão; além do PCdoB, PDT e PTB.

No total, a principal chapa oposicionista ao governo petista já conta com cerca de quatro minutos de tempo de TV. Ainda faltam oficializar o apoio PV, PHS, PEN, PMN e PPL. Destes, apenas PV e PMN contam com tempo televisivo e acrescentarão mais 18 segundos à campanha de Souto. Os cinco partidos faltam apenas realizar suas convenções para protocolar o apoio, que já foi garantido extra-oficialmente.

Quem também poderá embarcar na nau democrata-tucana-peemedebista baiana são o PRB, PR e PSC. Juntos, PRB, PR e PSC poderão contribuir com mais um minuto e 23 segundos para Souto mostrar suas propostas aos eleitores.

O presidente estadual do PSC, Eliel Santana, deve anunciar a decisão no decorrer desta semana. Já o PRB, ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, também deve definir os rumos ainda esta semana. O PR, partido do Ministro dos Transportes, Cesár Borges, aguarda definição da executiva nacional, que ameaça subir no palanque do presidenciável do PSDB, Aécio Neves, e ainda determinar a aliança nos estados com as chapas que colocarão à disposição do tucano mineiro o palanque.