O zoológico Karachi, no Paquistão, possui uma criatura incomum, que atrai muito mais turistas e curiosos do que qualquer animal selvagem. Estamos falando de uma criatura mítica, meio-raposa e meio-mulher, que é a principal atração do local há gerações.

Dentro de uma gaiola e deitada em uma cama especialmente projetada, Mumtaz Begum é passa horas recebendo pessoas no jardim do zoológico na capital comercial do Paquistão, mostrando toda sua sabedoria e sagacidade.

“Há um vínculo de amor entre mim e eles. A vida é muito curta; ela deve ser gasta espalhando sorrisos,” disse Mumtaz, que é conhecida por adivinhar coisas.

Os estudantes vão até Mumtaz para perguntar sobre resultados de exames, enquanto as mãe são mais interessadas em saber sobre as perspectivas das filhas para o casamento.

Criatura

Criatura mítica há anos faz sucesso no local, e atrai curiosos que vão até ela consultar para saber sobre o futuro.

“Eu me sinto muito bem. Eu tive uma boa conversa com ela. Estou muito feliz. Estou feliz por ter vindo aqui”, disse o estudante da sexta série, Mohammad Osama, após uma conversa com Mumtaz.

88

Para os idosos, Mumtaz faz com que eles retomem antigas histórias da infância, a partir de encontros com a própria criatura. “Eu o vi durante a minha infância cerca de 40 ou 45 anos atrás. Mumtaz Mahal tinha chegado em Clifton (em um circo)”, disse Mohammad Ismail.

“Hoje eu vim aqui, juntamente com os meus netos. Eu realmente gostei. É bom e melhorei. Eu gostei mais do que no passado,” completa o idoso.

Murad Ali, de 33 anos, é o homem por trás de Mumtaz. Ele se veste como a mulher com o corpo de uma raposa e fica dentro da personagem por até 12 horas por dia.

O homem, que é pai de dois filhos, herdou o papel de seu falecido pai, que morreu há 16 anos. Mohammad Fahim Khan, diretor do zoológico, diz que Mumtaz tornou-se uma exposição permanente depois de algumas pessoas de um circo oferecer a atração há 40 anos. “Ela sempre foi encarnada por homens, porque eles são capazes de responder melhor aos que assediam-na”, disse Khan.

Khan diz que Murad é um ator que desempenha um bom papel dentro de seu personagem. Ele não vê mal algum nisso.

Um bilhete para visitar Mumtaz custa somente 0,10 dólares americanos, que não chega a 25 centavos no Brasil.