Dos 165 candidatos ao governo nos 27 estados, 46 têm algum tipo de pendência com a Justiça. O levantamento foi feito pela revista Exame. Na Bahia, dos seis postulantes ao Palácio de Ondina, três foram relacionados com algum tipo de querela jurídica: Lidice da Mata (PSB), Rui Costa (PT) e Da Luz (PRTB).

Lídice, segundo a publicação, que tem como base dados do Transparência Brasil, teve as contas do PSB referentes ao exercício financeiro de 2008 reprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral. A socialista era presidente da sigla à época.

Vereador de Salvador por duas vezes, Rui Costa foi condenado pelo Tribunal de Contas dos Munícipios a ressarcir os cofres públicos, em dois processos diferentes, referentes ao período em que esteve como vereador da capital baiana.

Candidato do nanico PRTB, Da Luz, segundo o Transparência Brasil, teve suas contas de campanha relativas a 2006 a deputado federal reprovadas. Em 2008, quando se candidatou a vereador, Da Luz também teve suas contas reprovadas pelo TRE.

O que dizem os candidatos

Procurado pelo Bocão News, o coordenador da campanha de Lídice da Mata, Antônio Tramm afirmou que há um equivoco na matéria da revista Exame. Segundo ele, as pendências já foram resolvidas. “Senão, não tinha como ter candidatura a governo do Estado e a deputado”, assinalou.

Tramm disse ainda que o débito foi parcelado. “Com o parcelamento suspende a pendência”, disse.

Bocão News falou com a assessoria do candidato Rui Costa, mas até o fechamento da matéria não teve retorno. O site ligou ainda para o celular de Da Luz, mas a ligação foi direcionada para  caixa.