Ana-KellyAna Kelly sofreu um infarto no último sábado (20) e seu estado de saúde é grave, a vítima é mãe de três filhos e se encontrava na UTI do Hospital Cristo Redentor/Fundação José Silveira , mas precisava ser transferida para Itabuna ou Vitória da Conquista para realizar um cateterismo com urgência.

 Na madrugada de hoje, quinta-feira (25) por volta de 03:30 horas, a  senhora Ana Kelly de Jesus Santos, moradora do Residencial Moacyr Moura, bairro da Nova Itapetinga, foi transferida para o Hospital São Lucas na cidade de Itabuna, onde deverá ser feito o procedimento.

Por Eliomar Barreira

Cateterismo

O que é cateterismo?

O cateterismo é um procedimento utilizado para diagnosticar problemas nas câmaras cardíacas, nas suas válvulas, nas artérias coronárias, assim como em outros vasos sangüíneos (artérias ou veias) do organismo. O cateterismo é um exame que utiliza raios X e que permite a visualização destas estruturas através da injeção de contraste. O contraste é injetado através de um tubo longo e flexível chamado cateter, o qual é introduzido em uma artéria ou veia. O cateter é habitualmente introduzido por meio de uma punção através da pele, sem a necessidade de realizar cortes e dar pontos no local. O cateterismo também permite realizar medições de pressões dentro das câmaras cardíacas e dos vasos sangüíneos. O cateterismo cardíaco ajuda a localizar os problemas nas artérias, nas válvulas ou nos músculos cardíacos, ajudando o médico a decidir se você precisa de tratamento e como ele será.

Apesar de ser uma técnica diagnóstica altamente especializada, o cateterismo cardíaco é um procedimento realizado com muita freqüência. Mais de 500.000 cateterismos são realizados no país ao ano e no Hospital Cardiológico Costantini são realizados 1.500 por ano. Quando realizado de forma eletiva, a ocorrência de complicações é muito baixa, permitindo a alta do paciente em algumas horas após a realização do exame.

Cateterismo das Artérias Coronárias

O cateterismo das artérias coronárias também é conhecido como coronariografia ou cinecoronariografia. O contraste injetado através do cateter permite a visualização de obstruções nas coronárias, causadas pelo depósito de gordura (colesterol) na parede das artérias, doença conhecida como aterosclerose. Esta placa pode reduzir o fluxo sangüíneo para o músculo cardíaco. Como resultado, o músculo cardíaco não recebe a quantidade necessária de sangue rico em oxigênio. Em alguns pacientes é necessária a complementação do cateterismo com exames mais específicos como o Ultra-som Intracoronário ou Guia de Pressão Intracoronária para a determinação mais precisa do grau de obstrução que a placa de gordura está produzindo.