Policiais militares do bairro de São Lucas, no município de Janaúba em Minas Gerais, prenderam uma mulher, 28 anos, não identificada acusada de manter o próprio pai, um idoso de 62 anos acorrentado por um dos pés, em cárcere privado. De acordo com informações publicadas pelo site G1, após uma denúncia anônima, uma equipe da PM mineira foi até a casa onde ela morava e encontrou a vítima acorrentada.
 O idoso informou para os militares que está acorrentado desde julho deste ano. Ele disse também que o cartão utilizado para sacar o benefício do Instituto Nacional de Seguridade Social fica com a filha, que é quem recebe e fica com o dinheiro. Ele também falou que já levou um soco perto dos olhos e que não quer morar com a filha.
 Já a filha do idoso diz que acorrentou o pai porque ele não tem condições de se sustentar, e é surdo e agressivo. Ela falou também que ele sai de casa e não retorna, além de ameaçar outras pessoas. Mas a PM constatou que o homem de 62 anos é lúcido. Segundo a polícia, apesar de não escutar perfeitamente, ele não é surdo e faz leitura labial, e também fala normalmente. Os policiais observaram ainda que a mulher e o marido dela fazem xingamentos ao idoso.
 A mulher foi levada para a delegacia, junto com o pai. Após ser ouvida, a Polícia Civil vai definir quais as providências serão tomadas quanto ao idoso. A filha do homem de 62 anos foi encaminhada para o Presídio de Janaúba, após ser presa em flagrante.