samu_trator_1

Uma mulher entrou em trabalho de parto dentro de casa, na cidade de Feira de Santana, a 100 km de Salvador, e não houve tempo de chegar ao hospital porque a criança começou a nascer muito rápido. A solução foi o marido ajudar e, de forma improvisada, fazer o parto da filha Heloísa Vitória.

part

Com a criança já nos braços da mãe, a dona de casa Ana Paula Batista, o marido dela, Edvan Santos, chamou uma ambulância do Samu para dar apoio à situação, mas quando a equipe médica chegou à rua onde mora a família, cerca de 10 minutos depois de ser acionada, o calçamento cedeu e o veículo de socorro ficou preso.

Como a primeira ambulância chamada não conseguiu passar, outras três foram acionadas e todas ficaram presas nos buracos no calçamento.

Apesar do imprevisto, a equipe do Samu se deslocou a pé até a residência e realizou todos os procedimentos necessários. Como as ambulâncias ficaram presas, a mãe e a criança só conseguiram chegar ao hospital duas horas depois. As ambulâncias do Samu foram retiradas da rua com a ajuda de um trator.

Edvan conta como conseguiu manter a tranquilidade antes da chegada do socorro. “Eu pedi para que minha esposa deitasse. Aí percebi que a criança já estava com o começo da cabeça saindo. E aí, então, mantive a tranquilidade e pedi a ela que forçasse para que a criança pudesse dar continuidade a sua saída. Ela veio chegando em minhas mãos a ponto de estar toda fora”, conta o pastor Edvan Santos.

Com um celular, a família gravou o nascimento da pequena Heloísa Vitória. O parto dela estava marcado para o dia 28 deste mês, e a chegada antecipada pegou todos de surpresa.

Mãe de três filhos, esta foi a primeira vez que a dona de casa Ana Paula Batista deu à luz em casa. “Nem eu, nem ele tínhamos passado por isso. Então, ali no momento só tinha ele mesmo abaixo de Deus. Mas graças a Deus correu tudo bem”, conta a dona de casa.