AeronavesVitória da Conquista está sendo cada vez mais reconhecida pela terra das oportunidades. A força do empresariado local tem tornado o município em um terreno fértil para novos empreendimentos. Como é o caso da primeira fábrica de aeronaves da região Sudoeste.

Desde o ano de 2014, a cidade conta com uma empresa voltada para o mercado da aviação civil. Ela foi criada por um homem visionário, Gilberto Guilherme (foto), que, desde criança, sonhou em construir aviões. “Quando eu ainda era criancinha e via uma aeronave passar, ficava encantado e tinha vontade de construir uma aeronave”, revela Gilberto.

DSC_0524A primeira aeronave feita por ele levou um ano e meio para ficar pronta. Na época, o avião foi vendido quando ainda estava no papel. Apostando na vocação, Gilberto começou a produzir os aviões sob encomenda há quatro anos. No final do último ano, ele decidiu deixar a produção na Ilha de Itaparica, no recôncavo baiano, e se mudar para Vitória da Conquista. Após se instalar em um galpão no distrito de São Sebastião, a venda começou a aumentar, chegando a sete aeronaves vendidas em pouco mais de seis meses.

Hoje no Brasil só existem cinco empresas, como esta que ele criou, que são reconhecidas pela Anac. A aeronave criada por Gilberto tem ganhado espaço cada vez maior no mercado nacional. E para atender a demanda, os gestores da empresa já pretendem ampliar a produção. “Cada aeronave demora de seis a oito meses para ser construídas, mas a gente está pretendendo atingir, a partir de dezembro, duas aeronaves mês”, aposta Gilberto.