Brasileiro finalizou Cain Velasquez com uma guilhotina no terceiro round

MEXICO CITY, MEXICO - JUNE 13:   Fabricio Werdum of Brazil celebrates his submission victory over Cain Velasquez of the United States in their UFC heavyweight championship bout during the UFC 188 event inside the Arena Ciudad de Mexico on June 13, 2015 in Mexico City, Mexico. (Photo by Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)
MEXICO CITY, MEXICO – JUNE 13: Fabricio Werdum of Brazil celebrates his submission victory over Cain Velasquez of the United States in their UFC heavyweight championship bout during the UFC 188 event inside the Arena Ciudad de Mexico on June 13, 2015 in Mexico City, Mexico. 

O Brasil tem um novo – e agora único – campeão dos pesos-pesados. Fabrício Werdum mostrou muita raça, aguentou a pressão de Cain Velasquez no início do combate e usou toda a experiência que um tricampeão mundial de jiu-jitsu possui para finalizar o norte-americano de ascendência mexicana no terceiro round, conquistando assim de maneira incontestável o cinturão dos pesos-pesados do Ultimate. Com a vitória do brasileiro, o país agora possui três cinturões: Fabrício Werdum (pesados), Rafael dos Anjos (leves) e José Aldo (penas). Além da conquista do título, o gaúcho também se tornou o primeiro lutador a vencer o ex-campeão por finalização.werdum_1“Vamos todos respeitar o Velásquez. Quero agradecer o Brasil, minha família, meus companheiros. Foi uma luta duríssima e, com certeza, teremos uma revanche. Treinei muito a guilhotina para defender essa queda. Eu represento o Brasil esse cinturão é para todos vocês”, comemorou o novo campeão. Velasquez, por sua vez, lamentou a derrota na frente da torcida mexicana. “Perdão a todos vocês, que se esforçaram para estar aqui. Infelizmente não tem o que fazer: só treinar, seguir o caminho e voltar. Treinei durante duas semanas aqui e acho que não foi o suficiente”.
werdum_guilhotina_1Werdum entrou sorrindo na arena, indicando que estava bem à vontade. Depois de suportar um início de combate com Velasquez aplicando bons golpes e impondo seu jogo, o brasileiro conseguiu aos poucos se soltar na parte em pé, usando especialmente fortes joelhadas no clinch. Com o passar do duelo, Werdum mostrou maior resistência que o norte-americano, claramente cansado por conta da falta de ritmo de luta e da altitude de 2500 metros acima do mar que a Cidade do México possui. Após dois rounds de muita emoção, o gaúcho conseguiu encaixar uma guilhotina em Velasquez no terceiro assalto, que não resistiu e bateu em desistência, selando a vitória do atleta da Kings MMA – que sorria enquanto aplicava o golpe, antes mesmo do rival dar os três tapinhas.

Na segundo combate mais importante da noite, Gilbert Melendez e Eddie Alvarez fizeram uma luta estudada, com vitória do nono colocado no ranking por decisão dividida. Os pesos-leves fizeram um duelo com bastante trocação e uso da grade, com Alvarez aplicando algumas quedas decisivas para sair com a vitória. “Quando consegui derrubá-lo, vi que ele não era tão forte na defesa. Usei meu melhor na trocação e deixei tudo no octógono por conta do meu olho”, disse o atleta, lembrando que seu olho esquerdo estava completamente fechado por conta de uma cotovelada. Esta é a primeira vitória de Alvarez no Ultimate, que havia perdido para Donald Cerrone em sua estreia.

Em seu retorno aos médios, onde foi vencedor do TUF 17, Kelvin Gastelum derrotou o veterano Nate Marquardt por nocaute técnico no intervalo do segundo para o terceiro round, após a equipe do norte-americano anunciar que ele não tinha condições de voltar ao combate. O duelo foi marcado pelo domínio de Gastelum, que usou seu wrestling para cansar o oponente – ficando perto de nocautear no segundo round com um forte ground and pound. “Obrigado pelo apoio, eu gosto muito de vocês. Viva o México! Eu achei que o árbitro fosse parar a luta antes. O Nate é um ex-campeão mundial e tenho muito respeito por ele”.

Os pesos-pena Yair Rodriguez e Charles Rosa fizeram um duelo eletrizante, que terminou com a vitória do mexicano por decisão dividida. O atleta da casa partiu para cima logo no começo do combate, com diversos golpes acrobáticos, e quase encaixou um triângulo, mas Rosa conseguiu escapar. O norte-americano tentou então tomar o controle com quedas, enquanto Rodriguez preferia apostar na trocação – onde levou vantagem. Esta é a segunda vitória do vencedor do TUF América Latina no Ultimate, que bateu Leonardo Morales, a quinta na carreira.

No único duelo feminino da noite, Tecia Torres bateu Angela Hill por decisão unânime e faturou a sexta vitória na carreira – toda por pontos. A lutadora da American Top Team soube usar seu wrestling para pressionar a adversária e sair com seu segundo triunfo no Ultimate. Confira os resultados:

Card Principal
Fabrício Werdum venceu Cain Velasquez por finalização no R3
Eddie Alvarez venceu Gilbert Melendez por decisão dividida (29-28; 28-29; 29-28)
Kelvin Gastelum venceu Nate Marquardt por nocaute técnico no intervalo entre o R2 e o R3
Yair Rodriguez venceu Charles Rosa por decisão unânime (29-28;28-29;29-28)
Tecia Torres venceu Angela Hill por decisão unânime (30-27;30-27;29-28)

Card Preliminar
Henry Cejudo venceu Chico Camus por decisão unânime (29-28; 30-27; 30-27)
Efrain Escudero venceu Drew Dober por finalização no R1
Patrick Williams venceu Alejandro Perez por finalização no R1
Johnny Case venceu Francisco Trevino por decisão unânime (triplo 30-27)
Cathal Pendred venceu Augusto Montano por decisão unânime (triplo 29-28)
Gabriel Benitez venceu Clay Collard por decisão unânime (triplo 30-27)