MUSCULAÇÃO

Algumas crenças sobre malhação são tão repetidas que a gente já nem sabe o que é verdade (ou não). Quer dizer, não sabia. Está tudo aqui, esclarecido!

Começa a esquentar um pouquinho e já sabe, né? É dada a largada para o famoso projeto verão! Com isso, as academias ficam bem mais movimentadas. Mas será que você está bem informada sobre as questões que rondam a prática da atividade física?

Conselhos sobre o que funciona melhor, o que dá resultado mais rápido ou ainda o que não fazer de jeito nenhum são passados como uma corrente entre as pessoas que frequentam as aulas e salas de musculação.

Só que eles nem sempre são confiáveis. Além de certas “verdades” não cumprirem o que dizem, podem prejudicar a performance e até a saúde de quem as segue.

Por isso, com a ajuda de especialistas, reunimos os principais mitos e verdades sobre exercícios físicos para acabar de vez com o disse me disse.

Em menos de 30 minutos de treino, o organismo nem começa a queimar calorias.
MITO. Segundo Altamir de Moura Braga Junior, professor de educação física,personal trainer e instrutor de corrida, não há limite mínimo de tempo para queimar calorias. “Tudo depende da intensidade da atividade. Caso seja curta, mas que atinja uma frequência cardíaca elevada (acima de 70% do máximo), haverá, sim, queima de calorias”, afirma.

Suar significa que está queimando gordura.
MITO. Suor significa perda de água e sais minerais apenas. “Quando nos exercitamos, elevamos a temperatura do corpo e, para resfriar, suamos; caso contrário, entramos em colapso”, explica Anna Carolina Santos, especialista em atividade física adaptada, funcional e pilates. É importante lembrar que a água e os sais perdidos com o suor devem ser repostos com água e alimentação.

Abdominal é o que faz secar barriga.
MITO. O principal resultado do abdominal é o fortalecimento muscular do abdômen. “Como toda atividade física, resulta em perda calórica. No entanto, são as atividades aeróbicas as maiores responsáveis por eliminar as gordurinhas indesejáveis na região”, destaca Altamir. Mas nem por isso podemos descartar esse tipo de exercício. “À medida que perdemos gordura abdominal com exercícios aeróbios (corrida, natação, ginástica etc) e fazemos também exercícios abdominais, nosso abdômen fica mais bonito. E, muito além da razão estética, os abdominais têm um papel primordial na saúde, auxiliando na melhora da postura e na prevenção de dor lombar”, completa Anna Carolina.

Levantar peso é o que faz ficar musculosa.
MITO. Para que isso aconteça, é necessário unir diversos fatores. O efeito da musculação depende muito mais de alimentação, repouso adequado, treino bem realizado, manipulação de volume e intensidade e, muito importante, de questões metabólicas e hormonais. “Quando uma mulher ganha muita massa muscular muito rápido e mantêm o crescimento, pode ser sua genética; talvez ela tenha uma concentração muito maior de testosterona do que a média feminina”, salienta Anna Carolina.

Pilates define a musculatura. É uma opção para quem não curte levantar peso.
VERDADE. Com aulas mais dinâmicas e exercícios variados e desafiadores, o Pilates é, sim, uma alternativa ao tradicional levantamento de peso. “O método, além de definir – fazemos isso quando tonificamos através de cargas baixas e alto volume de repetições –, também aumenta força, alongamento, coordenação, equilíbrio e resistência muscular”, informa Anna.

Fazer só exercício aeróbico é suficiente.
MITO. O exercício aeróbico traz muitos benefícios ao organismo, diminuindo a chance de doenças cardiovasculares e melhorando qualidade e expectativa de vida, além de queimar reservas de gordura. “No entanto, é necessário combiná-los com exercícios de fortalecimento muscular – como, por exemplo, musculação – de modo a evitar lesões e aumentar a resistência”, orienta Junior.

Exercício localizado é melhor para reduzir medidas.
MITO. A redução de medidas está mais associada às atividades aeróbicas, combinadas com uma alimentação saudável e equilibrada. “A prática de exercícios localizados é responsável pela definição muscular”, esclarece Junior.

Grávida não pode praticar exercício físico.
MITO. A gestante pode e deve fazer atividade física, pois, segundo Anna Carolina, os benefícios são muitos: resistência muscular para lidar com o ganho de peso, o próprio controle de peso, diminuição da ansiedade, melhora da qualidade do sono, entre outros. No entanto, a especialista ressalta que o recomendado é que a mulher que não estava treinando antes de engravidar, não faça isso de uma hora para outra e, se fizer, que seja muito leve. “Já aquelas que sempre treinaram, não há problema algum continuar a atividade. Até a corrida é permitida, mas exercícios de equilíbrio devem ser evitados, pois o centro de gravidade está alterado. E abdominais, só até o segundo trimestre”, aconselha a personal trainer. Ah! Nunca é demais lembrar: sempre com orientações médica e de educador físico.

Fazer exercício aeróbio em jejum ajuda a emagrecer.
MITO. O que mais importa para emagrecer é que a quantidade de calorias queimadas seja elevada e isso só acontece em exercício de alta intensidade. Quem tentar fazer isso em jejum irá consumir proteína, perder massa magra. Há risco até de passar mal, com tontura e náusea. Logo, o melhor é se alimentar para suportar um treino intenso e, assim, queimar mais calorias.

Pode comer de tudo depois do treino porque o organismo queima as calorias.
MITO. Após a atividade física, é necessária uma alimentação equilibrada, com proteína e carboidrato, para reposição energética. Mas se a intenção é a perda de peso, o instrutor Altamir Junior reforça que não há fórmula mágica. É preciso, sim, ficar atenta às calorias ingeridas.

O horário do treino não interfere nos resultados.
VERDADE. Um treino bem elaborado, com acompanhamento profissional, trará bons resultados, independentemente do horário praticado. “Apenas é bom ter em mente que em dias de muito calor e tempo seco é melhor evitar o horário das 11 às 15 horas ao ar livre”, recomenda Junior. Para Anna Carolina, o horário ideal para o treino dar resultado é aquele em que você tem mais “disposição”. “Temos que entrar em compasso com nosso relógio biológico e isso é descoberto na tentativa, no erro e acerto. O que vale é treinar disposta, com vontade dar tudo de si”, diz.

Sentir dor é sinal de que o exercício fez efeito.
MITO. A dor excessiva nos exercícios pode ser sinal de lesão muscular ou execução incorreta da sequência. “A dor saudável, aquela dorzinha natural que significa a regeneração das fibras musculares ficando mais fortes, deve durar de 24 a 72 horas, no máximo. Se passar disso, é um alerta e a fibra pode estar lesionada”, orienta Anna Carolina. Caso a dor perdure por mais de quatro dias, procure um médico.