corpo_rio_doce_001

Em 2014, o Rio Doce, mesmo diante da pior seca desde 1944 ainda tinha mais água que neste ano.

Lâmina d’água, na medição da régua do Saae, chegou a 50cm negativos.
Saae fará manobras na distribuição de água para os diversos reservatórios.

O Rio Doce atingiu a vazão mais baixa de sua história na tarde desta sexta-feira (9), em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a lâmina d’água, na medição da régua do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), chegou a 50 centímetros negativos, ou seja, abaixo da régua. Com isso, estão sendo bombeados 637 litros de água por segundo, e não 1200 litros, como em dias normais.

Com a diminuição, para não haver desabastecimento, a equipe do SAAE começará a fazer manobras na distribuição de água para os diversos reservatórios da cidade.

Segundo a prefeitura, a manobra consistirá em enviar água para um reservatório, fechar e enviar para outro, e assim sucessivamente. “Para que todos tenham um mínimo de água indispensável, não vai chegar todo o tempo simultaneamente em todos os reservatórios, apenas uma parte do dia. O maior problema acontece quando a residência tem uma caixa de água pequena, daí a necessidade de economizar para não faltar”, informa.

Clima
A bacia do Rio Doce possui uma extensa área, cerca de 87 mil quilômetros quadrados, mais de 1% do território nacional, abastecendo uma população de aproximadamente 3,5 milhões de pessoas.

Com a intensificação do desmatamento da Bacia, principalmente no médio e baixo Rio Doce, a partir de meados do século passado e a implementação da pecuária extensiva, o ciclo hidrológico da região foi alterado com uma redução drástica das chuvas convectivas pois a evapotranspiração foi reduzida devido a falta das árvores.

Para o Engenheiro Agrônomo e professor adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Alexandre Sylvio Vieira da Costa, outro fator que agrava a situação é a característica de pré desertificação de parte da bacia do Doce.

Avaliando os dados climatológicos da estação climatológica do INMET localizada em Governador Valadares, entre os anos de 1975 e 2010, observou-se uma tendência de aumento da temperatura máxima e mínima na região, redução da umidade relativa do ar e redução das chuvas.

“Associado ao elevado grau de degradação dos solos da bacia, está formado o quadro edafoclimático que propicia a instalação de um clima semi árido ou árido na região para as próximas décadas, fato que caracteriza a pré desertificação. A característica climática da região de inverno quente e seco potencializa ainda mais este quadro. Se não forem tomadas ações efetivas e de curto prazo de recuperação, o futuro da bacia, de sua população e de sua economia estará comprometido”, afirmou Alexandre Sylvio.