O Inmetro proibiu a venda de chupetas e mamadeiras customizadas no Brasil. A decisão foi publicada em uma portaria, no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (15).

A fabricação, importação e venda de chupetas e mamadeiras com qualquer alteração do produto original, como mudança de cor ou colagem de cristais e pérolas, estão definitivamente proibidas. Segundo a portaria, está proibida também a distribuição desses produtos de forma gratuita.RTEmagicC_chupetas.jpgSegundo informações do ‘Jornal Hoje’, todas as chupetas e mamadeiras modificadas devem ser retiradas imediatamente do mercado. A decisão foi tomada porque pequenas peças e partes colocadas em uma chupeta ou mamadeira podem ser facilmente engolidas por uma criança.

De acordo com o Ministério da Saúde, a terceira maior causa de morte de crianças de 0 a 14 anos de idade é por sufocamento. Esse tipo de morte só perde para acidentes de trânsito e afogamentos. “Os dados do Ministério da Saúde nos dizem, por exemplo, que 825 crianças morreram em 2013 por conta de sufocação. Parte desses casos pode ser relacionado com mamadeira ou chupeta customizada”, explicou Gabriela Freitas, coordenadora nacional da ONG Criança Segura.

A coordenadora espera que, com a proibição, os pais tenham mais atenção e cuidado com esses produtos. “Às vezes, a mãe quer deixar mais bonitinho, quer algo mais enfeitado, principalmente quando é filha menina. É uma questão grave de saúde pública, então tudo o que a gente puder fazer para conscientizar as pessoas e trazer leis e certificações que tragam mais segurança é positivo”, disse ao ‘Jornal Hoje’.