Cauã 2O ator Cauã Reymond compartilhou em sua página no Facebook um texto mostrando indignação com uma matéria do site do jornal carioca O Dia. Na publicação, uma foto da atriz sem maquiagem e vestida de forma casual ao embarcar no aeroporto do Rio de Janeiro foi colocada lado a lado com uma foto mais antiga e bem produzida. “Irreconhecível”, dizia a chamada que gerou polêmica e deixou muita gente revoltada, como se fosse um absurdo a atriz ter envelhecido.vera F1

Matéria comparou fotos de Vera Fisher

Cauã publicou o texto escrito pela jornalista Cora Ronai, dizendo ser um “grande texto”. Em seguida, editou e acrescentou que se tratava de um grande texto sobre a “pobreza de espírito reinante”, mostrando indignação com a matéria publicada pelo veículo. No texto de Cora, ela questiona o fato de o envelhecimento, natural para todos, ser colocado com um algo de errado no caso de Vera Fisher. “Grande texto da Cora Ronai sobre a pobreza de espírito reinante”, disse ele.

A publicação do ator bombou na internet e teve quase 8 mil compartilhamentos e mais de 100 mil curtidas em poucas horas.

Leia na íntegra:

“Desde ontem vejo essa montagem circulando pela internet. Sinceramente? As pessoas estão perdendo a noção de tudo: de civilidade, de bom senso, de educação e até da própria língua (se a Vera estava “irreconhecível” como foi reconhecida pelas pessoas que a abordaram para selfies?).
Sim, Vera Fischer envelheceu. E daí? Não envelhecemos todos, na melhor das hipóteses? Não estamos todas — e todos — mais cheios de corpo e de rugas, um tanto mais gastos com o passar dos anos?
Assim é a natureza dos seres vivos: o tempo deixa as suas marcas.
Não há nada de errado com a foto da direita — exceto o fato de estar sendo exibida junto à da esquerda. Numa se vê uma mulher no auge da beleza fotografada numa luz generosa, na outra uma senhora de 63 anos num flagrante feito de qualquer maneira.
Gostaria muito de desafiar a pessoa que achou que essa montagem é relevante sob qualquer aspecto a se submeter ao mesmo tratamento.
Ando cheia dessa cultura de celebridades, dessas não-notícias que não querem dizer nada, desse bullying constante de pessoas que a fama impede de viver como seres humanos normais, com direito a dias melhores e dias piores.
Ando cheia dessa cultura hipócrita que tem como únicos valores a juventude e a beleza, e que quando abre uma exceção para uma pessoa de mais idade — como frequentemente faz com minha Mãe — faz questão de ressaltar a sua “juventude”. Como se a juventude fosse a soma de todas as virtudes, e a velhice uma moléstia horrenda, que devemos evitar a todo custo.
Ando cheia — CHEIA!!! — disso tudo, e de mais um monte de coisas que não dá nem para começar a enumerar.
Mas, por enquanto, vamos combinar uma coisa?
Vamos deixar a Vera Fischer em paz, porra!
E vamos deixar de ter preconceito contra a velhice, até porque, de todos os preconceitos idiotas, este é o mais idiota de todos: mais dia menos dia vamos todos, homens e mulheres, negros, brancos, pardos, azuis e amarelos, envelhecer.
Isso é, se tivermos sorte.”

Post de Cauã no Facebook