001proc

O Procon  divulgou, nesta terça-feira (24), um serviço para denunciar descontos falsos durante aBlack Friday através do Twitter e do Facebook. O órgão de defesa do consumidor pretende identificar fraudes e “maquiagem” nos preços com a ajuda dos usuários. As denúncias postadas serão apuradas e a loja receberá notificação, caso haja alguma irregularidade. A Black Friday acontece na próxima sexta-feira (27) com diversos descontos em lojas físicas e online.

Durante a Black Friday deste ano, o usuário pode denunciar as ofertas suspeitas usando as redes sociais. Assim, o órgão de fiscalização já fica alerta sobre a página ou promoção. Mas como funciona? O Procon-SP público criou a hashtag #ProconSPdeolhoBlackFriday para ser usada nas publicações acompanhada do print ou link do site suspeito. O Twitter do Procon funciona no perfil “@proconspoficial” e no Facebook está disponível através do link www.facebook.com/proconsp.

Todas as suspeitas serão analisadas pelo Procon-SP que registrará um processo conforme a lei, caso encontre alguma irregularidade.

A ideia é acabar com a prática da “maquiagem de descontos” ou demais problemas, que acontecem quando a loja aumenta muito o preço de um produto e depois diminui para forjar uma promoção mais alta do que os concorrentes.