Reportagem do “Fantástico” mostra também a maneira ideal de uso do produto

REPELENTE

Exposis é o repelente que promete 10 horas de proteção (Foto: Reprodução) 

Com o grande aumento de casos de microcefalia (bebês que nascem com o crânio menor do que o normal), causado pela contaminação do Zika Virus após a mãe ser infectada durante a gestação ao ser picada pelo mosquito Aedes Aegypti, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendaram o uso repelentes.

Por causa disso, o programa “Fantástico”, da TV Globo, realizou uma reportagem em parceira com a Proteste, organização sem fins lucrativos que defende o consumidor, para ver se o tempo de proteção descrito na embalagem dos repelentes condiz com o que acontece na realidade. Foram cinco marcas escolhidas: Exposis, Super Repelex, Off Family Spray, Moskitoff e Xô Inseto.

O teste foi realizado com quatro pessoas: dois homens e duas mulheres, que colocavam o produto no braço e depois enfiavam o braço em um local cheio de mosquitos Aedes Aegypti não infectados para ver quanto tempo iriam aguentar sem a primeira picada do inseto, o que corresponde a perda da eficácia do produto. Os resultados foram decepcionantes.

VEJA ABAIXO OS PRODUTOS TESTADOS:

REPELENTE1

Super Repelex promete 6 horas de proteção em sua embalagem, mas teste mostra o contrário (Foto: Reprodução)

Exposis: Embalagem diz 10 horas de proteção – Teste da Proteste diz que a proteção é de apenas 2 horas e 45 minutos.

Super Repelex:  Embalagem garante proteção de 6 horas – Teste da Proteste diz que a proteção é de apenas 1 hora e 40 minutos.

Off Family Spray: Embalagem garante 2 horas de proteção – Teste da Proteste diz que a proteção é de apenas 1 hora e meia.

Moskitoff: Embalagem garante 2 horas de proteção – Teste da Proteste diz que a proteção é de apenas 1 hora e meia.

Xô Inseto: Embalagem garante 2 horas de proteção – Teste da Proteste diz que a proteção é de apenas 1 hora e 20 minutos.

As empresas foram procuradas pelo “Fantástico” e algumas disseram que a eficácia delas foi provada por testes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Outras questionaram os testes realizados pela Proteste e não quiseram comentar sobre o assunto.

Mesmo com os problemas de durabilidade, a Proteste recomenda que as pessoas usem o repelente vendido nas farmácias, pois eles realmente funcionam e também deve-se seguir a orientação de colocar o produto nas áreas que ficam expostas, e que a pele esteja limpa e seca ao passar o produto. Além disso, a recomendação é que maquiagem e protetores solares sejam passados meia hora antes do repelente, e que este só seja usado com a pele totalmente seca.