TERRACom as fotos tiradas do espaço, é fácil constatar que a Terra é redonda. Contudo, mesmo com aparatos muito mais rústicos, os gregos já haviam conseguido provar que a Terra é em formato de uma bola.

Segundo a BBC, o filósofo grego Aristóteles disse, há mais de dois mil anos em seu livro intitulado “Sobre o Céu”, que o formato de nosso planeta não podia ser plano. “Novamente, nossas observações das estrelas tornam evidente que não só a Terra é circular, como também se trata de um círculo não muito grande. Uma pequena mudança de posição para o sul ou para o norte provoca uma alteração nítida no horizonte”.

Ou seja, o que vemos no céu depende muito de nossa localização. O espaço observado no Hemisfério norte é diferente do Hemisfério Sul e, caso a Terra fosse achatada, o céu seria o mesmo em qualquer ponto do planeta.

Eratóstenes foi outro grande pensador e matemático grego que postulou sobre o formado da Terra. O cientista conseguiu, inclusive, medir a circunferência da Terra e descobriu que, ao meio-dia, o sol em uma cidade do Egito estava acima da sua cabeça e em outra cidade o Sol não estava na mesma posição no mesmo horário. O matemático usou trigonometria para medir a distância entre as duas cidades, medir a altitude do Sol em cada local e descobrir que a Terra só poderia ser redonda.