400px-Pistola380Atirando1

Cerca de 5,5 mil pessoas foram assassinadas no estado em 2014

Um estudo realizado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais apontou a Bahia como o estado que computou o maior número de mortes por arma de fogo no Brasil em 2014. O estudo objetivava a construção de um Mapa da Violência no país e apresentou um crescimento de 400% nos homicídios nos últimos 30 anos. As vítimas, em sua maioria, são homens, jovens e negros.

“Todos nós nos horrorizamos com o massacre do Carandiru, onde no fim do século passado morreram 111 detentos fuzilados no presídio do Carandiru. Foi um escândalointernacional, mas em nosso país, todos os dias acontece um Carandiru e meio, exatamente um Carandiru e meio, e ninguém se preocupa”, explicou Júlio Waiselfiesz, coordenador dos estudos sobre a violência.

De acordo com dados divulgados pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), 5.450 homicídios ocorreram na Bahia em 2014, 840 a mais que o Rio de Janeiro. No estudo coordenado por Waiselfiesz, o estado do Sudeste aparece na terceira colocação, enquanto o Ceará, outro nordestino, é o segundo.