pmaValdete Moreira Barbosa, 67 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (7), na avenida Magalhães Neto, próximo ao Hospital da Bahia. A idosa era mãe da policial militar Jacivane Moreira Barbosa, baleada durante um assalto no bairro dos Barris, na última quarta-feira (2).

Em nota, a Polícia Militar informou que Valdete ia visitar a filha no Hospital da Bahia, onde ela está internada. A idosa chegou ao hospital de carro com o genro, que a deixou na porta da instituição e foi procurar estacionamento.

Quando chegou ao quarto de Jacivane, o genro percebeu que Valdete não estava lá e foi procurá-la no andar térreo. Valdete já estava caída no chão quando o genro a encontrou. A causa da morte ainda não foi determinada, ainda segundo informações da PM.

De acordo com a Central de Polícias, uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) esteve na frente do hospital para prestar socorro à idosa. No entanto, a central não soube precisar se a idosa chegou a ser atendida pelos socorristas ou se ela já havia morrido quando a ambulância chegou.

Ainda de acordo com a PM, Jacivane evolui bem ao tratamento médico. O estado de saúde da policial é acompanhado pelo Departamento de Promoção Social. Ela foi atendida no Hospital Geral do Estado (HGE), estabilizada e transferida para o Hospital da Bahia na quinta-feira (3), segundo a Secretaria de Saúde (Sesab).

Em comunicado enviado à imprensa, o Hospital da Bahia esclarece que “o fato ocorreu em via pública, fora das dependências da instituição”. Segundo o texto, não foi feita nenhuma solicitação para prestar socorro à vítima. O comunicado esclarece ainda que um segurança, acusado de negar socorro à idosa, não faz parte do quadro de funcionários do hospital, mas trabalha no Centro Médico localizado ao lado, que tem gestão independente”.