mulheres-no-esporte-1-550x320Medalhistas em outras edições, Formiga, Fabiana e Adriana Araújo se juntam a Ana Marcela Cunha, Isabella Ramona e Rafaelle em busca do inédito ouro olímpico em suas carreiras

tocha_olimpica

No embalo do Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8), o Varela Notícias fez uma lista das representantes da Bahia nas Olimpíadas Rio/2016. Até o momento, a maratonista aquática Ana Marcela Cunha e a pugilista Adriana Araújo são as únicas que estão com vaga garantida para a competição a ser disputada entre 5 e 21 de agosto. Mas é praticamente impossível a ala Isabela Ramona não ser convocada para a seleção de basquete, assim como Formiga, Fabiana e Rafaelle, a Fafá, são peças importantíssimas na formação de Vadão, para buscar o ainda inédito ouro no futebol.

Ana Marcela Cunha – Maratonas Aquáticas

Favorita à medalha de ouro, a “fominha” segue em preparação intensa para chegar em alto nível ao mar da Baía de Guanabara. Justamente por este motivo, sequer pôde comparecer à cerimônia que a elegeu melhor atleta do mundo em águas abertas do ano passado, na Hungria. A nadadora de 23 anos estava no México em treino de altitude quando a Federação Internacional de Natação (Fina) lhe concedeu a honraria pela terceira vez [2010, 2014 e 2015].

(Foto: Sátiro Sodré/ Divulgação/ CBDA)

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) seguiu a linha e a elegeu melhor atleta feminina o Brasil através do Prêmio Olímpico. Fruto da presença constante no pódio, como no Mundial de Kazan, quando levou ouro (25 km), prata (equipes 5 km) e bronze (10 km).

Adriana Araújo – Pugilismo

Superação é nome de boxeadora de 34 anos que ficou na geladeira da Confederação Brasileira de Boxe entre abril de 2013 e fevereiro de 2014. Com os problemas resolvidos, ela passa a ser a única mulher da equipe do Brasil. Foi escolhida para a categoria peso-leve (até 60 kg). No currículo pesa a conquista da medalha de bronze nos jogos de Londres/2012. Em busca do detalhe que faltou para conquista do ouro Olímpico, deixou Salvador em setembro do ano passado para estabelecer seu camp de treino em São Paulo.

(Foto: Divulgação)

Ostenta o título de única mulher a conquistar uma medalha na modalidade para o país desde que repetiu o feito de Servílio de Oliveira, primeiro, e então único, pugilista brasileiro a conquistar uma medalha na categoria, em 1968.

Isabela Ramona – Basquete

Considerada uma das revelações do país na modalidade, ala de 21 anos defende o Sampaio Corrêa, do Maranhão, e deve estar entre as doze convocadas para compor a seleção brasileira nos jogos olímpicos. Experiência com a amarelinha não lhe falta: aos 17 anos foi cestinha do Mundial sub-19 e ajudou a seleção a faturar a medalha de bronze.

(Foto: Gaspar Nóbrega/ Divulgação/ CBB)

Em 2014 foi campeã sul-americana e vice da Copa América Sub-18, levando o prêmio de melhor jogadora da posição para casa. Tem passagens por Fluminense, Mangueira, Divino COC, São José dos Campos e Guarulhos.

Rafaelle Souza – Futebol

Carinhosamente apelidada de Fafá, a zagueira de 24 anos é presença praticamente garantida no selecionado do ex-técnico da dupla Ba-Vi, Oswaldo Alvarez, o Vadão, para buscar o ainda inédito ouro olímpico da seleção capitaneada por Marta. Natural de Cipó, município a cerca de 240 km de Salvador, a camisa 4 atuou como titular na campanha do ouro nos jogos Pan-Americanos de Toronto e na Copa do Mundo. O Brasil acabou eliminado nas oitavas de final pela Austrália (1×0), mas sua atuação lhe rendeu posição no quadro permanente mesmo após seguir para o futebol chinês no início do ano.

(Foto: Divulgação/ CBF)

Após negociação com o América Mineiro passou a defender o Changchun. Acumula experiência no futebol dos Estados Unidos, com passagens por Houston Dash e Ole Miss.

 Fabiana – Futebol

A lateral-direita de 26 anos. É uma das referências no setor em que atua por sempre vencer as adversárias nas disputas com corpo ou na velocidade, sua principal característica. Defende tão bem quanto apoia o ataque. Vai para terceira Olimpíada da carreira para faturar tentar faturar o ouro que praticamente escorreu pelos dedos em Pequim/2008.

(Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Atualmente defende a equipe do Centro Olímpico, após passagens por Corinthians, Santos e São José, além de Tyresö FF, da Suécia, Rossiyanka, da Rússia, Boston Breakers e Boston Aztec, dos Estados Unidos.

Formiga – Futebol

Nascida Miraildes Maciel Mota, a experiente meio-campista de 38 anos, completados na última semana, dispensa apresentação. Está prestes a se tornar a se tornar a atleta com mais participações nas Olimpíadas. Divide a marca de cinco participações com Fofão, do vôlei, atualmente aposentada. Também é recordista em Copas do Mundo com seis participações. Prata em Atenas/2004 e Pequim/2008, faturar o ouro no Maracanã pode ser o momento oportuno para o ponto final na carreira de uma legítima craque de bola. Atualmente defende do São José, clube em que disputa a quinta temporada.

(Foto: Christof Koepsel/ Getty Images)

Entre os diversos times que defendeu estão São Paulo, Portuguesa, Santos, Malmö FF Dam, da Suécia, New Jersey Wildcats, Quickstrike Lady Blues, FC Gold Pride e Chicago Red Stars, dos Estados Unidos.

Paralimpíadas: Verônica Almeida – Natação

Superação está no DNA da paratleta de 40 anos. Diagnosticada com Síndrome de Ehlers-Danlos em 2007, a educadora física teve sua totalmente mudada com a perda de parte da mobilidade. Daí nasceu uma competidora de alto rendimento. Medalhas de bronze na Paralimpíada Pequim/2008 [50m borboleta], entrou para o livro dos recordes no início do ano passado ao realizar a travessia Salvador-Mar Grande [12km].

(Foto: Divulgação)

Ser integrante da seleção brasileira ainda não garante participação nos jogos Rio/2016. Mas é difícil imaginar que ela não consiga a classificação no evento-teste. A disputa será em 23 de abril, no Aberto Internacional de Natação.