lula16Veja mais de 10 pontos tragicômicos, desmascarados e comentados pelo blog

1) Lula, em nota ao Jornal Nacional: “Não comprei nem ganhei apartamento, mansão, sítio“. Lula, em depoimento à PF: “tudo que os companheiros que compraram o sítio fizeram foi tentar garantir que eu tivesse um lugar pra descansar”.

Lula ganhou o sítio, sim, para seu descanso. Lula desmente Lula.

2) “Delegado da PF: Quando que os seus amigos compraram o sítio para o senhor usar para descanso ou pra qualquer atividade?

Lula: Eu sei que eles deram sinal, depois pagaram, e foi dividido, e eu fiquei sabendo no dia 13 de janeiro de 2011 e fui conhecer o local dia 15 de janeiro. Sei também, dito pelo companheiro Fernando [Bittar], pelo Jacó Bittar e pelo Jonas [Suassuna], de que uma das ideias deles era não só que eu tivesse um lugar pra descansar, mas também que tivesse alguma coisa pra guardar as tralhas de Brasília, que é muita tralha que a gente ganha.”

a) O delegado devia ter citado os seguintes fatos:

— uma semana antes, em 6 de janeiro de 2011, o Estadão já informava que a mudança de Lula de Brasília seria levada para seu sítio em Atibaia;

— a mudança — inclusive 37 caixas de bebida — seguiu, de fato, para o sítio, como mostrou recente reportagem de VEJA;

— a mudança — paga pela Presidência — foi entregue no dia 8 de janeiro de 2011.

b) O delegado devia ter feito a pergunta que antecipei aqui:

Como pode o senhor só ter sabido da compra do sítio 3 dias depois de sua mudança ter ido para lá e 7 dias depois que a imprensa a noticiou?

Provavelmente, Lula diria que não lê o Estadão e que não foi ele quem cuidou da mudança, então não sabia de nada, como de costume. Mas era necessário registrar.

3) Sobre os pedalinhos do sítio, identificados neste blog como tendo os nomes dos netos de Lula, ele respondeu ao delegado:

“Certamente que a dona Marisa adoraria ver os netos dela e outras crianças que fossem lá possivelmente passear naquilo (…). Eu fico, acho que não é legal, eu fico constrangido de você me perguntar de pedalinho e de me perguntar de um barco de 3 mil reais, sinceramente eu fico.”

Eu fico, acho que é bem legal, eu fico contente e orgulhoso de ter ajudado a constranger Lula.

4) Sobre ter pedido dinheiro a empresas para seu Instituto, Lula disse ao delegado:

“Não, porque não faz parte da minha vida política, ou seja, eu desde que estava no sindicato eu tomei uma decisão: eu não posso pedir nada a ninguém porque eu ficaria vulnerável diante das pessoas”.

Diante das suspeitas contra Lula, é inevitável traduzir a frase como “eu sempre usei operadores”, “eu sempre usei laranjas”.

Este blog relembra a conclusão do então procurador-geral da República Roberto Gurgel sobre a atuação de José Dirceu no mensalão:

“É certo que, em sua defesa, o acusado afirma que não existe prova de que tenha praticado os atos que lhe atribui a denúncia. Isto porque, como quase sempre ocorre com chefes de quadrilha, o acusado não aparece ou não apareceu ostensivamente nos atos de execução de esquema.”

Tirem suas próprias conclusões.

5) Tuitei em 22 de fevereiro:

Captura de Tela 2016-03-14 as 13.36.43

O tuíte virou um post mais completo neste blog, intitulado: “Depois de ‘O PT não tem marqueteiro’, só falta ‘Instituto Lula é de FHC’“.

Pois bem. Agora sabemos o que Lula disse à PF a respeito:

“Eu era, na verdade eu era a fotografia do instituto, eu era a cara do instituto, era não, eu sou a cara do instituto, o instituto está ali por minha causa, o do Clinton só existe por conta dele, o do Kofi Annan só existe por conta dele, qualquer instituto só existe em função da cara da pessoa que dá o nome, o Instituto Mandela existe por causa do Mandela, então o instituto vai existir, eu não sei se vai persistir quando eu morrer, mas enquanto eu existir está lá o instituto.”

Questionado se autoriza gastos, Lula disse ainda:

“Eu não autorizo porque eu não, no instituto hoje eu sou só presidente de honra e você sabe que se um dia você for presidente de honra da Polícia Federal aqui você não representa mais nada, ou seja, então o presidente de honra é um cargo de honra só, eu não participo das reuniões da diretoria, eu não participo das decisões, porque o instituto tem uma diretoria própria“.

Como queríamos demonstrar: só faltou dizer “Instituto Lula é de FHC”.

6) Lula disse à PF que não participa da gestão de seu instituto e que a única sede dele é aquela “só em São Paulo, só naquele lugarzinho alino bairro Ipiranga, mas, ao ser confrontado sobre a existência de uma outra sala em São Bernardo do Campo, onde a PF encontrou documentos, Lula sabia exatamente o que funciona lá e até confirmou o nome do dono do imóvel:

Lula: Lá funciona a assessoria de imprensa, lá funciona o blog do instituto, lá funciona a presidência do instituto.

Delegado da PF: Certo. O senhor conhece Jair Francisco Sapurani?

Lula: Deve ser o proprietário que alugou a casa.

Em suma: Lula quer que a PF acredite que ele conhece o funcionamento das sedes, mas não o do dinheiro. Aham.

7) Lula disse que a função de pedir dinheiro em nome do Instituto cabe à “direção do instituto”.

Delegado da PF: Então é possível, por exemplo, que o próprio Paulo Okamotto ou a Clara Ant tenham pedido doações a qualquer empresa, entre elas a Camargo Correa?

Lula:­ É possível, é possível.

Em seguida, o delegado pergunta sobre cada empreiteira que pode ter feito doação e Lula vai confirmando até responder de uma vez:

Lula:­ Todas, todas, todas.

(…) Delegado da Polícia Federal:­ Enfim, todas essas fizeram doações ao Instituto Lula…

Lula:­ Não sei se todas fizeram.

Delegado da Polícia Federal:­ Não sabe?

Lula:­ Não sei, querido.

O que Lula sabe é que tentou jogar a culpa em Paulo Okamotto e Clara Ant para não ficar vulnerável diante das pessoas.

Os operadores existem, afinal, para levar a culpa do chefe na hora do aperto.

Como queríamos demonstrar na edição de imagens do samba:

8) Lula confirmou à PF que seu Instituto, criado – em tese – para combater a fome no mundo, não doou um centavo arrecadado junto às empreiteiras para as pessoas famintas de lugar algum.

Delegado da PF: E foi enviado algum recurso para a África para eventualmente ajudar na miséria ou fome, alguma coisa assim?

Lula: Não, não.

Delegado da PF: Aqui no Brasil foi…

Lula: Que eu saiba não.

Delegado da PF: E aqui no Brasil?

Declarante: Deixa eu lhe falar, o instituto não é uma ONG, o instituto não é, eu tomei uma decisão que o instituto não seria uma ONG, nós não vamos fazer um instituto que ‘Ah, mandar 10 milhões para cuidar não sei do que, não sei aonde’, não, não é esse o papel do instituto, o papel do instituto é tentar mostrar para as pessoas que é possível pescar, o papel do instituto é ensinar as pessoas a pescar os mesmos peixes que nós pegamos no Brasil, mostrar que é possível um país se desenvolver, evoluir, gerar emprego, gerar renda, melhorar a vida de todo mundo, melhorou a vida da Polícia Federal pra caceteno meu governo, melhorou a vida dos catadores de papel pra cacete, melhorou a vida do pequeno produtor rural como nunca melhorou nesse país, então o que nós fazemos é mostrar o que acontece, o que é possível fazer num país, esse é o papel do instituto.

O Instituto Lula, de fato, pescou todos, todos, todos os maiores peixes do petrolão.

Isso melhorou a vida do Lula pra cacete.

9) Lula disse não saber da doação de 2,4 milhões de reais em caixa dois para o caixa eleitoral de sua campanha de 2006.

A doação foi feita por empreiteiras do Clube do Bilhão da Petrobras, segundo o delator Ricardo Pessoa.

“Deixa eu lhe falar uma coisa, um Presidente da República que se preze não discute dinheiro de campanha, se ele quiser ser presidente de fato e de direito ele não discute dinheiro de campanha”, respondeu Lula à PF.

Diante das suspeitas contra Lula e PT, é inevitável traduzir a frase como “se você quer ser presidente do Brasil, tem de fazer vista grossa ao dinheiro sujo que entra na sua campanha”.

10) O delegado também perguntou se o petista José de Filippi, tesoureiro da campanha de reeleição de Lula em 2006, tem alguma relação com a empresa de palestras de Lula, L.I.L.S:

Lula: Não tem.

Delegado da PF: Nunca teve?

Lula: Nunca teve.

Delegado da PF: Então ele nunca teria autorização para pedir ou fazer agendamento de palestras, tratar  qualquer valor de remuneração a palestras?

Lula: Não.

Delegado da PF: Isso o senhor afirma com certeza?

Lula: Tem 99% de possibilidade que ele nunca tratou disso.

Ah, querido, aquele 1%…

11) Nunca antes na história deste país um ex-presidente escarneceu tanto dos pobres como Lula:

Delegado da PF: Qual era a intenção da segunda visita [ao triplex do Guarujá]?

Lula: Quando eu fui a primeira vez, eu disse ao Léo [Pinheiro] que o prédio era inadequado porque além de ser pequeno, um triplex de 215 metros é um triplex “Minha Casa, Minha Vida”, era pequeno.

O cinismo de Lula é incalculável.