Equipamento estava carregando na tomada quando começou a queimar dentro de apartamento. Água não foi suficiente para apagar as chamas. Especialistas alertam para produtos de procedência duvidosa.

Um skate elétrico, que é um sucesso mundial e já está nos pés dos brasileiros, pode ser um perigo. Casos de explosão e fogo no equipamento estão sendo registrados com uma frequência cada vez maior. Assista:

Uma câmera em um apartamento na Zona Sul de São Paulo registrou imagens assustadoras. Dois amigos de 13 anos assistiam à televisão em uma das salas do imóvel. Em outra sala, um tipo de skate elétrico estava sendo carregado na tomada.

Os meninos começaram a sentir um cheiro forte de queimado. Depois, viram fumaça. Um dos garotos pegou o skate e saiu correndo para fora do apartamento. Então, largou o brinquedo na primeira explosão. Outra mais forte acontece no menino foge pela escada. O skate continuou pegando fogo em uma série de explosões. Em seguida, a mãe do garoto desceu correndo e o menino, desesperado, jogou um balde de água em cima do skate em chamas, o que não acabou com o fogo.

sk1Houve mais explosões. A mãe do garoto também jogou água. O garoto voltou, mais uma vez, com outro balde, e a fumaça tomou conta da casa. “O menino teve uma pequena queimadura na mão. Foi exatamente esquentar o equipamento na mão dele. Depois que a gente viu o vídeo, a gente viu como foi grave. Poderia ter explodido aquilo na mão dele ou ido para o rosto”, diz Camila Massini.

O equipamento ficou derretido. É mais comum do que se imagina. Na internet há dezenas de vídeos de skates elétricos pegando fogo. Mas, nem precisa estar carregando na tomada. No Brasil e nos Estados Unidos, o brinquedo está proibido de entrar nos aviões. Não é um equipamento barato. O preço varia entre R$ 1,2 mil e R$ 4 mil. Os mais baratos quase sempre são falsificados, feitos na China, sem qualquer preocupação com a segurança. “É um problema de qualidade de baterias. Se a temperatura chegar a um valor muito elevado, e ele tem tudo ali dentro para entrar em uma combustão violenta. Você tem uma bateria infernal. Sai fogo por tudo quanto é lugar”, diz Roberto Avillez, professor de engenharia da PUC/RJ.

sk

“Se o produto for uma caixa genérica, onde você entra em um site e não acha absolutamente nada a respeito daquele produto, pode ter certeza que esse produto é um produto paralelo”, diz Higor Guedes, gerente de vendas. Esse é o caso do skate que pegou fogo no apartamento. Esses aparelhos, muitas vezes, não têm nenhuma informação sobre o fabricante. Se o skate pegar fogo, não pode jogar água principalmente se estiver ligado na tomada. Um extintor de incêndio deve ser usado e os bombeiros devem ser chamados.