sebrae
banner-130
engen22
mineraz
17022028_1650269021949219_7964221707426653921_n
mais acessadas

RH-ENGENHARIA alto-astral-noivas-blog-tarugao
CDI
cafe-da-gente
contac-contabilidade
ramos-pneus
transportte-escolar

Implantação do Curso de Medicina Veterinária na Uesb de Itapetinga é discutida na AL-BA

Audiência na ALBA

Nesta terça-feira (05) foi realizada na Assembléia Legislativa da Bahia uma Audiência Pública que discutiu a possibilidade e viabilidade de implantação dos Cursos de Odontologia em Vitória da Conquista e Medicina Veterinária em Itapetinga, os mesmos seriam oferecidos pela UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

À Audiência Publica foi uma preposição do Deputado Estadual, Herzem Gusmão (PMDB), onde o mesmo se empenhou muito para a realização do debate.

“Desde 1960, Regis Pacheco já solicitava um pedido ao Governo do Estado para implantação de Odontologia, em Vitória da Conquista. E, em Itapetinga, o curso de Medicina Veterinária fomentaria a economia local, inclusive, por a região ser referência em agropecuária”, explicou o deputado peemedebista.

O vice-reitor da Uesb, Fábio Félix, disse que a reitoria não é contrária a criação de novos cursos, mas argumentou que a instituição passa por um “problema estrutural”. Ele também sugeriu “um debate mais amplo, incluindo o Governo do Estado”.

A presidente da Associação dos Docentes da Uesb (Adusb), Márcia Lemos, também seguiu a mesma linha do vice-reitor. “A Adusb é favorável a expansão de novos cursos, mas demanda responsabilidade e financiamento público”, aproveitando o gancho para criticar o baixo orçamento destinado às instituições de ensino superior. “A Uesb perdeu 18 milhões desde 2013”, afirmou a presidente da Adusb.

O deputado Herzem fez um contraponto entre a implantação de novos cursos e a situação financeira das universidades estaduais. “Eu não aceito o discurso que o Governo não tem recursos. O discurso da falta de orçamento sempre existiu. Houve esse mesmo discurso em 2004, na implantação do curso de medicina em Conquista – que hoje é referência no país. Ou seja, a universidade impulsiona a economia local. O que precisa ganhar força é o debate político em prol do aumento de receita para as Universidades. Inclusive, é preciso que o orçamento do Estado passe pela Assembleia”, defendeu Herzem.

Participam da audiência o presidente da Comissão de Educação da AL-BA, Eduardo Sales (PP); a pro-reitora de Graduação da Uesb, Talamira Brito; o ex-prefeito de Itapetinga, Michel Hagge; a ex-deputada estadual Virgínia Hagge; o pré-candidato a prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (PMDB); o vereador de Itapetinga, Eliomar Barreira ‘Tarugão’ (PMDB); e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itapetinga e pre-candidato a prefeito pelo (PSDB), Adriano Alcântara.

1 resposta para “Implantação do Curso de Medicina Veterinária na Uesb de Itapetinga é discutida na AL-BA”

  • Elane says:

    Sou técnica em Agropecuária e recentemente descobri que horizontes seguir…pelo fato de ja ter estudado em Itapetinga vi nesta terra a necessidade de capacitar profissionais para atender a necessidade da região…O fato de trazer a Medicina Veterinária pra Itapetinga seria de extrema importância para o desenvolvimento local,uma vez que a Universidade mais próxima que oferta esse curso está situada em Ilhéus o qual nem todos tem as condições para a manter tão longe por tanto tempo…

Deixe seu comentário

Book-Center-Itapetinga
cardioset
banner-12
banner--engenharia
ecologicar
mineraz


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia