vacina-sanofi1

Enquanto pessoas peregrinam nas filas de postos de saúde por todo o estado da Bahia, uma caixa com frascos de vacinas hemaglutinina/cepa, utilizada contra o vírus Influenza H1N1, vencidas foram encontradas por catadores no lixão próximo ao centro do município de Irecê, no norte da Bahia, na manhã desta sexta-feira (20). De acordo com informações de um morador da cidade que entrou em contato com a reportagem o Bocão News e não quis ser identificado, uma guarnição da 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM), esteve no local.

As vacinas seriam da campanha de vacinação contra a gripe do ano passado e teriam vencido no mês de abril. A reportagem do Bocão News entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), e foi informada que uma servidora jogou no lixo vacinas vencidas. A vigilância sanitária do município recolheu as vacinas e fez a notificação ao Núcleo Regional de Saúde.

A Sesab ressalta que a conduta da servidora é inadequada e a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde do Centro Norte abriu sindicância para apurar a responsabilidade e conduta.

Mortes – Em boletim divulgado no dia 9 de maio, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) afirmou que houve 13 mortes causadas pela gripe H1N1 no estado até o dia 5 de maio. O número de casos confirmados da doença aumentou de 45 para 61.