cursos-de-mestrado-na-uesb-2011Os professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) realizam nesta terça-feira (24) uma paralisação que visa forçar o governo a iniciar negociações com a categoria. Na última sexta (20), os servidores da Instituição anunciaram que também vão paralisar as atividades em uma ação conjunta com os docentes.

As duas categorias realização de um grande ato público com concentração em frente ao Cemae, localizada na Avenia Olivia Flores, a partir das 6 horas. De acordo com o Sidicato dos Servidores, a manifestação é em defesa da Uesb e contra o PLP 257, que pretende congelar salários, suspender promoções e progressões e acabar com os concursos públicos.

Em nota divulgada à imprensa, a Adusb afirmou que as universidades estão sendo atacadas pelo governo, destacando a perda de recursos da Uesb, que no período de 2013 a 2016 perdeu mais de R$ 18 milhões nas verbas de manutenção, investimento e custeio.

Entre as reivindicações dos professores está a destinação de 7% da receita líquida de impostos para as UEBA.  Além disso, a categoria reivindica também o pagamento do reajuste linear aos servidores públicos, previsto em lei.

Ainda de acordo com a Afus, o movimento tem apoio do corpo discente da Universidade. A paralisação também deve ocorrer nas outras três universidades estaduais da Bahia.

Fonte: Resenha Geral