Bahiafarma vai gerar economia de trinta e três milhões de reais para o SUS. Foto Mateus Pereira/GOVBA

Bahiafarma vai gerar economia de trinta e três milhões de reais para o SUS.
Foto Mateus Pereira/GOVBA

Nesta quarta-feira (25), governador Rui Costa anunciou que o teste rápido para diagnóstico de Zika, desenvolvido pela Bahiafarma, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O gestor parabenizou todos os envolvidos através da sua página do facebook e mostrou seu contentamento com a notícia. “É um feito histórico e inédito para a saúde e a ciência na Bahia, pois até então só a Fiocruz havia desenvolvido testes diagnósticos no país”, disse Rui Costa.

A Anvisa deve publicar seu registro no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira (30). De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab),“a realização do teste rápido não apenas confirma o diagnóstico de possíveis pacientes, mas também colabora para o mapeamento de ocorrências da doença, facilitando ações de combate em locais específicos, e auxilia nas pesquisas sobre a doença”, ressaltou.

O órgão informou ainda que o governador e o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, realizarão coletiva na segunda para divulgar mais detalhes sobre a novidade.

Bahiafarma

A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) é um laboratório farmacêutico público que tem como objetivo desenvolver e fornecer produtos, serviços e inovação tecnológica para a saúde pública do País.