VacinaEm Salvador, existem 116 salas que ofertam vacinas de maneira gratuita, através dos postos de saúde

Vinícius Nunes
*Sob supervisão de Henrique Brinco

O Dia Nacional da Imunização é celebrado nesta quinta-feira (8). A data serve para lembrar a importância da vacinação na vida das pessoas. Por isso, o Varela Notícias fez um levantamento com especialistas sobre quais são as doses que devem ser tomadas durante os respectivos períodos da vida de uma pessoa.

O infectologista Robson Reis faz questão de deixar claro a importância da vacinação. “Posso dizer que a vacinação é o melhor meio para a pessoa se prevenir das doenças. Claro que cuidados com a higiene são fundamentais, porém a imunização é a principal forma de nos proteger das doenças infecto-contagiosas, sejam elas bacterianas ou virais, por isso é fundamental a pessoa ter o seu cartão de vacinação atualizado”, afirmou o médico.

Robson Reis desmistifica a ideia de que as vacinas de consultórios particulares sejam mais eficientes que aquelas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “As vacinas que estão nos locais que atendem o SUS, através do Programa Nacional de Imunização (PNI), são tão eficazes quanto as particulares – isso se elas tiverem as mesmas substâncias. Claro que a maneira que elas são armazenadas ou cuidadas influenciam, porém, essa história de que a vacina particular tem mais qualidade que a fornecida pelo SUS não procede”, esclarece.

O infectologista também fez questão de destacar que, apesar da vacina ser o melhor meio de se cuidar em relação a doenças infectocontagiosas, ela não dá total garantia de que a pessoa estará livre da doença. “A vacina dá uma proteção de 70% até 97%, ou seja, dificilmente a pessoa terá aquela patologia, porém não é 100%. Ou seja: mesmo tomando a vacina, a pessoa deve tomar as devidas precauções para evitar estas doenças.”, explicou Robson Reis.

Lembrando que, todos os anos, o SUS organiza campanhas de vacinação contra gripe – que engloba três vírus, incluindo o H1N1, responsável por grande surto e preocupação em todo o país em 2016. De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, no ano de 2016, o Ministério da Saúde divulgou para os municípios o Calendário de Campanhas Nacionais de Vacinação, sendo: Influenza, Poliomielite e Multivacinação (atualização dos cartões vacinais das crianças).

Além disso, em Salvador, existem 116 salas que ofertam vacinas de maneira gratuita, através dos postos de saúde que estão espalhados pela capital baiana. As vacinas que não são inclusas em campanhas são ofertadas na rotina e podem ser encontradas em uma dessas salas durante todo o ano.

VEJA AS PRINCIPAIS VACINAS QUE UMA PESSOA DEVE TOMAR AO LONGO DA VIDA:

BCG (Tuberculose): Dose única e deve ser tomada assim que a criança nasce.

Hepatite B: Dose única e também deve ser tomada assim que a criança nasce.

Penta (Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b e a Hepatite B.): Primeira dose deve ser tomada com 2 meses de idade. Segunda dose com 4 meses. Terceira dose com 6 meses de idade. Reforço com DTP com 15 meses de idade. Reforço com DTP com 4 anos de idade.

Poliomelite: Mesmas doses e mesmo período da Penta.

Pneumocócica: Primeira dose deve ser tomada com dois meses. Segunda dose com 4 meses. Terceira dose com 6 meses e reforço com um ano de idade.

Rotavírus: São duas doses, a primeira com 2 meses e a segunda com 4 meses de idade.

Meningocócica C: Primeira dose deve ser tomada com 3 meses. Segunda dose deve ser tomada com 5 meses de idade e por fim o reforço com 15 meses.

Febre Amarela: Primeira dose com 9 meses. Reforço com 4 anos. Uma dose e um reforço na adolescência, a depender da situação vacinal. E uma dose mais um reforço a depender da situação vacinal na idade adulta. Para os idosos devem ser 3 doses a depender da situação vacinal.

Hepatite A: Deve ser tomada uma dose com 1 ano de idade.

HPV: Devem ser tomadas 3 doses entre os 9 e 11 anos.

Tríplice Viral (Sarampo, caxumba e rubéola): Primeira dose deve ser tomada com um ano de idade. Na adolescência devem ser tomadas mais duas doses. E na idade adulta, até os 49 anos, deve se tomar mais uma dose.

Tetra Viral (Sarampo, caxumba, rubéola e varicela): Deve ser tomada uma vez com um ano e três meses de idade.

Dupla Adulto (Tétano e difteria): Primeira dose é na adolescência e ela deve ser reforçada a cada dez anos.

Gestantes: As gestantes devem tomar as seguintes vacinas: Três doses de Hepatite B a depender situação vacinal. Elas também devem tomar três doses da dupla adulto. Por fim, elas devem se vacinar com a dTpa que protege a grávida de doenças como coqueluche, difteria e tétano.