Menino é de Fortaleza e visitava a Chapada Diamantina pela primeira vez. Criança fazia trilha com a mãe quando foi picado pela cobra.

Um turista de 10 anos, natural de Fortaleza, no Ceará, foi picado por uma cobra durante uma trilha em Ibicoara, na região da Chapada Diamantina, na Bahia.

turista

Garoto picado por cobra embarca em avião, em Ibicoara,…

… e chega em Salvador, direto para o hospital

De acordo com a prima do garoto, Camila Viana, disse nesta quinta-feira (23) que essa foi a primeira visita do menino à Chapada.

Ele fazia uma trilha acompanhado da mãe, a professora Erilene Matos, quando foi picado na perna. O caso ocorreu na tarde de quarta-feira (22). Camila ainda disse que pessoas que estavam no mesmo grupo que a vítima na trilha identificaram a cobra como uma cascavel, mas não conseguiram capturar o animal. “Ele foi levado para um hospital em Barra da Estiva [cerca de 22 km de Ibicoara e 465 km de Salvador]. Conseguiram usar soro [antiofídico], mas ele não reagiu, não está enxergando, não está sentindo as pernas e os rins não estão funcionando. Às vezes ele acorda, mas dorme novamente, por conta dos remédios”, disse Camila.

Turista de 10 anos picado por cobra na Bahia em atendimento em aeronave da PM (Foto: Divulgação/ Graer)

Ainda conforme a prima do garoto, a família conseguiu a autorização do plano de saúde para que ele seja atendido em um hospital particular de Salvador, mas não havia um meio rápido de transporte para transferir o menino. “Precisávamos do helicóptero da Polícia Militar, porque o atendimento já está garantido no hospital. A secretária de turismo de Ibicoara intermediou com o governo para conseguirmos o helicóptero”, disse.

Por meio de uma postagem em uma rede social, a mãe da criança citou a transferência do filho por meio de uma UTI aérea e disse que o estado de saúde dele é grave. De acordo com o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), um avião foi enviado para a região para fazer a transferência da criança. Conforme o Graer, a aeronave decolou de Barra da Estiva por volta das 17h15 e chegou em Salvador às 18h30. A criança está internada no Teresa de Lisieux, na capital baiana. (Rede Bahia)