chapA comoção nas redes sociais para ajudar a Chapecoense após o desastre aéreo da última terça-feira (29) teve um resultado imediato. Menos de 24 horas após o acidente, o clube registrou um aumento de cerca de 7.000 pessoas registradas no programa de sócio-torcedor.

A informação foi dada pelo departamento de comunicação da equipe catarinense, que ainda informou que o número de registrados antes do acidente era de pouco mais de 5.000 pessoas. Ainda não há um balanço de quanto isso significa em termos financeiros.

O expressivo aumento é resultado de uma campanha na internet organizada por fãs e admiradores da Chapecoense. Imediatamente após o acidente, diversos torcedores usaram as redes sociais para pedir a inscrição no programa de sócio-torcedor.

Para efeito de comparação, o Flamengo registrou um pico de 5.700 novos inscritos no dia 20 de outubro, segundo levantamento feito pelo “Movimento Por Um Futebol Melhor”. Neste dia, o clube abriu a venda de ingressos para o retorno da equipe ao Maracanã para enfrentar o Corinthians. À época, os flamenguistas ainda sonhavam com a conquista do título nacional.

O São Paulo, por exemplo, registrou 7.332 novos sócios no dia 11 de maio, quando a equipe se preparava para enfrentar o Atlético-MG nas quartas de final da Libertadores. Com o Morumbi lotado, os paulistas venceram por 1 a 0.