peixeA doença misteriosa que está preocupando soteropolitanos pode ter relação com o consumo de peixe, afirmam especialistas. De acordo com o infectologista Antônio Bandeira, todos os pacientes que apresentaram os sintomas da nova doença na capital baiana comeram peixe.  A suspeita é que uma toxina encontrada em alguns peixes seja a causa do surto.

“”Temos duas linhas de investigação: uma é a questão de um vírus. […] A outra possibilidade que estamos abrindo, especialmente mais recentemente, nas últimas 24 horas, é uma investigação mais detalhada desses casos, todos eles têm exposição recente a peixe. A gente sabe que existe uma síndrome muito parecida com essa que tem sido descrita no [estado do] Amazonas, em peixes de água doce, mas os pacientes nossos todos comeram peixes de água salgada, ‘olho de boi’, ‘badejo’, foram os principais”, afirmou o especialista.

O número de casos em Salvador subiu de 9 para 11 nas últimas 24 horas e a Secretaria Estadual de Saúde (SESAB) também já tem notificação da doença na cidade de Valença, região do baixo sul da Bahia. Em nota, a SESAB informou que recebeu as notificações e, está investigando todos os casos.