FEBRE AMARELA

Doenças podem causar graves consequências depois da Folia

O Carnaval é uma das festas mais esperadas do Brasil, se não for a mais esperada, como é em alguns lugares de Salvador. Apesar de ser uma época de bastante euforia, existe muita preocupação por causa das doenças que podem ser contraídas durante este período, principalmente por essa festa reunir pessoas de vários cantos do Brasil e até do mundo. O risco de contrair doenças contagiosas é enorme.

Por causa de todos esses fatores e com a proximidade do Carnaval, cujo dia é celebrado no dia 28 deste mês, o Varela Notícias fez um levantamento de quais doenças podem ser potencializadas durante este período do ano. Além dessas doenças, um novo perigo ronda à capital baiana nesta época carnavalesca: a febre amarela.

1- Candidíase Oral “Sapinho” 

A candidíase oral, conhecida como “sapinho”, deve ser a doença com maior aumento durante o Carnaval de Salvador. Toda a atmosfera favorece um maior aumento de beijos na boca e o “sapinho é transmitido através do contato físico. O sapinho trata-se de uma inflamação que pode atingir a língua e também o canto inferior da bochecha. Normalmente não é uma doença muito grave, porém esteticamente incomoda já que, muitas vezes, fica uma erupção vermelha com uma placa branca que é bem visível no local infectado. O tratamento dessa doença normalmente é feito com os famosos “bochechos”.

2- Mononucleose

A mononucleose é conhecida como a doença do beijo. É uma patologia viral que pode causar sintomas como febre alta, dificuldade de engolir e tosse. Este mal atinge principalmente o nariz e a garganta da pessoa que é infectada. Normalmente a mononucleose dura algumas semanas, desde que a pessoa faça o tratamento correto e fique em repouso, porém, em alguns casos, o tratamento pode durar meses e tenha a necessidade ser realizado em uma unidade hospitalar.

O risco aumenta por causa da maior quantidade de pessoas que vão para o Carnaval de Salvador e também porque o índice de beijos é aumentado durante este período do ano.

3- HIV (AIDS) 

A AIDS é uma doença sexualmente transmissível que é um dos males mais perigosos do mundo, tanto que o tratamento desta patologia, cuja cura ainda está sendo pesquisada e, por isso, é uma das preocupações do Carnaval de Salvador deste ano. A infecção por HIV possui sintomas como gripe, febre, dor de garganta e fadiga. Após isso, ela vira assintomática até progredir para a AIDS. Os sintomas da AIDS são perda de peso, febre ou sudorese noturna, fadiga e infecções recorrentes.

4- Tétano 

Diferente das outras doenças citadas, o tétano é uma doença bacteriana, que, caso evolua, pode ser considerada grave e pode levar a pessoa que contém a doença à morte. O ser humano adquire esta patologia através de poeira e/ou contato com fezes de animais. Os sintomas são os seguintes: espasmos e rigidez no maxilar, rigidez nos músculos do pescoço e da nuca, febre, sudorese, hipertensão e batimentos cardíacos acelerados.

Esta doença aumenta durante o Carnaval, porque existe uma maior quantidade de pessoas e, por isso, durante um determinado tempo, a cidade fica mais suja e certos animais aparecem, com isso, mais fezes de animais aparecem nas ruas onde as pessoas circulam, ou seja, basta a pessoa ter um corte em um local infectado para adquirir tétano.

5- Hepatite A 

A Hepatite A é uma inflamação do fígado causada por um vírus, normalmente é uma doença benigna e possui cura espontânea com o passar do tempo. A pessoa contrai a hepatite A após ingerir água ou alimentos contaminados com fezes. Apesar de normalmente não ser uma doença grave, ela pode evoluir de uma forma em que ela seja nomeada como “fulminante” e pode levar a pessoa à morte. Os sintomas da hepatite são os seguintes: fadiga, urina escura, dor abdominal, vômitos e amarelamento da pele e dos olhos. Não existe um tratamento específico para a Hepatite A e, por isso a recomendação é que se use medicação adequada para acabar com os sintomas que possam aparecer por causa desta patologia.

O aumento desta doença durante o Carnaval pode acontecer por causa do cenário de festa de rua no Carnaval, fazendo muitas vezes com que as pessoas comam alimentos que possam não ter a higiene recomendável e, por causa disso, a pessoa pode adquirir doenças como a Hepatite A.

Outras doenças:

Além das doenças citadas, outras patologias mais óbvias também são potencializadas durante o período carnavalesco como infecção intestinal, gripe, viroses respiratórias, dengue, zika vírus, chikungunya e conjuntivite.

Cuidado com Febre Amarela 

Além de todas essas doenças que foram citadas, outro perigo que preocupa os baianos, além de outros lugares que possuem grandes festas durante o Carnaval é a febre amarela. Esta doença já matou 60 pessoas no Brasil só neste início de 2017, além de 921 casos registrados desta patologia. A prefeitura de Salvador já iniciou trabalhos de prevenção contra a febre amarela e contra o mosquito Aedes aegypti, que é o causador não só da febre amarela como também do zika vírus, dengue e chikungunya.

Os sintomas da febre amarela são os seguintes: dor muscular, calafrios, fadiga, febre e hemorragia. A preocupação com a doença por causa da grande quantidade de pessoas que vêm para Salvador e o maior risco de que aja mais pontos de água parada, aumentando a incidência do mosquito Aedes, que é o causador dessa doença.