RODRIO JP

Aconteceu, na manhã desta terça-feira, a abertura oficial da Jornada Pedagógica 2017. Sob o tema “Educação e mudança: Políticas e ações que transformem Itapetinga em uma cidade educadora”, a jornada é um momento para compartilhar experiências e aperfeiçoar conhecimentos.

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo

A cerimônia de abertura contou com a apresentação do professor de Educação Física, Daniel Francisco, declamando Menestrel, de Willian Sheakespeare. Em seguida, a mesa foi formada pelo prefeito Rodrigo Hagge; pelo vice, Renan Pereira; pelo Secretário de Educação, Geraldo Trindade; Eliomar Barreira, o Tarugão, presidente da Câmara de Vereadores; Suzane Martins, representante do Núcleo Regional do Município; Ieda Xavier, representando a Secretaria de Educação; Silvana Ferreira, presidente do Conselho Municipal de Educação; Renan Coelho, presidente da APLB; Fabrício Moreira, presidente da OAB – Itapetinga e Capitão Elton de Melo Bispo, representando a 8ª Companhia Independente da Polícia Militar.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé

Em seu discurso, o prefeito Rodrigo Hagge ressaltou a importância dos professores na formação de cidadãos e pediu aos educadores que ensinem aos alunos a sonharem mais, buscando quebrar antigos e ultrapassados paradigmas. Segundo ele, transformar a sua realidade e o seu futuro é, sem dúvida, um trabalho difícil, mas a coragem para manter-se na luta vem de uma base sólida dada pelos professores. Rodrigo colocou-se ainda à disposição da classe, tornando-se parceiro dos educadores. Ele falou ainda sobre a necessidade de fazer uma gestão limpa, legal e séria, organizando os procedimentos, o que pode, por algumas vezes, atrasar algumas demandas, mas garantiu que as aulas começarão com transporte, merenda e educação de qualidade, como os alunos merecem. O prefeito desejou ainda um ano de paz e parceria produtiva entre alunos e professores.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Renan Pereira lembrou de José Vaz Espinheira, ex-prefeito de Itapetinga que dedicou-se com afinco à educação. Para Espinheira, “quando se abre uma escola, fecha-se uma cadeia”, por isso, Renan acredita que a mudança vem da base, da sala de aula. CONTINUE LENDO… 

Propostas, diálogos e salários

Durante seu discurso, o presidente da Aplb Sindicato, professor Renan Coelho, levantou uma discussão que vem gerando polêmica entre os profissionais de educação. Acreditando na força do diálogo, o professor cobrou que se cumpra o Plano de Educação e que se respeite o concurso público (desrespeitado pelo prefeito José Carlos Moura por quase oito anos), efetuando o pagamento de janeiro de 2017. Renan se disse seguro de que este governo vai fazer a diferença. Para ele, “educação é um ato de coragem. E coragem nós temos”, afirmou.

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Em resposta ao presidente da Aplb, Geraldo Trindade afirmou que acredita que os professores recém-empossados só iniciaram seus trabalhos a partir de fevereiro e que, por isso, não teriam direito ao pagamento, mas se disse aberto ao diálogo e disposto a fazer o que a lei ordenasse. O secretário falou, ainda, que os obstáculos serão muitos, mas que os sonhos são sempre maiores e que, por isso, acredita na possibilidade de transformar Itapetinga em uma cidade educadora. Na oportunidade, Geraldo apresentou uma equipe reduzida, mas competente, que fará uma gestão democrática, tendo a educação como primeiro plano. Trindade afirmou que a política não sobrepujará a técnica e que, numa gestão séria não há espaço para politicagem.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A programação continuou com um coffee break e, em seguida, a palestra de mesmo título do slogan da jornada, ministrada pela professora Maura Miranda, doutorando em Gestão e Políticas de Educação pela UFBA.

À tarde seguiram-se as palestras “Diagnóstico, políticas, ações, desafios e metas para o Sistema Municipal de Educação”, feita pelo professor Geraldo Trindade, secretário de Educação e “O Poder da Ação”, ministrada pela Coach Integral Sistêmica, Psicopedagoga e Especialista em Gestão de Pessoas, Ana Paula Cotrim.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

Para distrair, um happy hour e um show de talentos com os professores da Rede Municipal. Ao final do dia, os educadores acreditaram num saldo positivo para o trabalho e na máxima de Paulo Freire que norteou toda a semana: “Sonhamos com uma escola pública capaz, que se vá construindo aos poucos num espaço de criatividade. Uma escola democrática em que se pratique uma pedagogia da pergunta, em que se ensine e se aprenda com seriedade, mas em que a seriedade jamais vire sisudez. Uma escola em que, ao ensinares, necessariamente os conteúdos, se ensine, também, a pensar certo”. // Ascom Prefeitura