000A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fez uma pesquisa de satisfação com quase 30 mil clientes de sete operadoras de telefonia. O estudo foi feito entre agosto e novembro de 2016 e focou nos planos pós-pags das empresas Oi, TIM, Claro, Vivo, Algar, Nextel e Porto Seguro Conecta. Foi considerada a satisfação geral, qualidade de ligações, da conexão com internet, soluções de problemas e atendimento ao cliente em geral. A pesquisa completa está no site da Anatel.

Quem liderou em todos os quesitos foi a Porto Seguro Conecta, que atua em regiões de São Paulo e do Rio de Janeiro. Já a Oi ficou em último lugar no ranking geral – sua pior nota foi com relação a sua capacidade de resolver problemas.

Na pesquisa, os clientes deveriam avaliar de 0 a 10 diversos quesitos – ou seja, o estudo não tem caráter técnico, mas sim opinativo, baseado na percepção dos clientes.

Satisfação geral

Esse quesito é, como diz o nome, uma avaliação geral por parte do cliente da sua operadora. Todas as empresas, menos a Oi, conseguiram ter uma média maior nesse ponto em relação a 2015.

Veja o ranking abaixo:

– Porto Seguro: 8,12

– Vivo: 7,03

– Nextel: 7,02

– Claro: 6,93

– Algar: 6,91

– TIM: 6,81

– Oi: 6,24

Funcionamento

Neste ponto, era preciso avaliar o uso de voz e dados – englobando qualidade de ligações, sinal, funcionamento do 3G e 4G, entre outros.

Veja como ficou o ranking:

– Porto Seguro: 7,76

– Nextel: 7,41

– Vivo: 7,15

– Claro: 6,80

– Algar: 6,66

– TIM: 6,52

– Oi: 6,23

Cobrança

Aqui o ponto era avaliar se a empresa segue a cobrança segundo o valor contratado e se tem uma fatura clara.

Veja o ranking:

– Porto Seguro: 9,11

– Algar: 8,01

– TIM: 7,58

– Vivo: 7,19

– Nextel: 7,12

– Claro: 7,21

– Oi: 6,60

 

Canais de atendimento

Aqui foi avaliado como é a qualidade do atendimento das operadoras pelos seus canais telefônico, de internet ou físicos.

Veja o ranking:

– Porto Seguro: 8,66

– Algar: 7,88

– Claro: 6,98

– Vivo: 6,89

– TIM: 6,75

– Nextel: 6,74

– Oi: 6,14

 

Capacidade de resolução

A operadora consegue resolver os problemas dos clientes? Quantas vezes foi preciso entrar em contato para resolver alguma situação de cobrança errada, mudar de plano, cancelar serviços etc?

Veja o ranking

– Porto Seguro: 7,77

– Algar: 6,52

– Vivo: 6,10

– Claro: 5,96

– TIM: 5,90

– Nextel: 5,85

– Oi: 5,40