000

O diretor do hospital de Ilhéus, no sul da Bahia, onde supostamente desapareceu um dos gêmeos que a dona de casa Cleidiane Silva dos Santos estava esperando, afirmou que o médico responsável pela cesárea, Fábio Pinheiro, estava preparado para fazer o parto de duas crianças e que ficou “surpreso” quando fez o corte e encontrou apenas um bebê.

O diretor Carlos Lira ainda disse que a mãe foi avisada que, apesar de estar na expectativa de ter dois filhos, apenas um bebê tinha sido gerado.

Grávida de gêmeos dá entrada em maternidade, mas recebe apenas um bebê após o parto

“Constou no diagnóstico pré-cesariano de gestação gemelar, qual a surpresa quando ele [o médico] abre e só tinha um feto. Esse fato foi presenciado pelo neonatologista que assistiu a criança no momento do parto, confirmando que só tinha uma criança. Segundo a pediatra, porque já investigamos isso, foi informado à própria paciente”, destacou o diretor.

A dona de casa diz, no entanto, que a última ultrassonografia da gravidez dela foi feita no dia 3 de junho, quando ela estava com 37 semanas, e confirma que ela estava grávida de gêmeos e até descreve os dois fetos. A mulher também afirma que, antes do parto, ainda chegou a ser informada no hospital que os dois bebês estavam bem.

Cleidiane Silva disse que estava grávida de gêmeos e que um bebê sumiu após parto (Foto: Reprodução/TV Bahia)

“Na hora que eu dei entrada no hospital, a mulher foi, deu o toque e escutou o coração dos dois lados. Escutou dos dois e falou que os dois estavam bem. Aí, ela mandou eu tomar banho e ir para a sala de parto. E na hora que eu tava no parto, só chegaram com um no outro dia ainda, porque o menino ficou no berçário. Aí no outro dia apareceram com um e eu falei: cadê o outro? Eu vim para a maternidade para ganhar dois e eu estou aqui com a ultrassom, e eu escutei o coração dos dois lá embaixo, e ela [a enfermeira] falou que os dois estava (sic) bem. E como é que vocês aparecem aqui com uma criança só?”, contou.

A delegada que investiga o caso, Andrea Oliveira, afirmou que a polícia ainda tenta esclarecer o que aconteceu. “Temos duas alternativas: ou a a ultrassonografia está errada, o laudo foi feito de forma errada, ou então realmente havia duas crianças e uma delas está desaparecida. Aí a gente tem que solucionar o caso e ver onde está essa criança”, disse a delegada Andrea Oliveira.

Mulher disse que fez ultrassonografia e que estava esperando gêmeos (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Caso

Cleidiane Silva dos Santos reclama do suposto sumiço de um dos bebês após o parto, que ocorreu no dia 24 de junho, na Maternidade Santa Helena, anexo ao Hospital São José, em Ilhéus. A dona de casa ainda disse que foi sozinha para a maternidade e disse ter passado mal na hora do parto, ter ficado sonolenta e não ter visto quando os bebês teriam nascido. O filho que Cleidiane recebeu se chama Laercio Antony. A outra criança, que se chamaria Bryan Antony, sumiu, segundo ela.

A dona de casa conta que horas antes do parto ela foi avaliada por uma enfermeira, que disse que estava tudo bem com os dois bebês. “Ela falou bem assim: os dois está (sic) bem, porque ela já tinha olhado no negócio [ultrassonografia] que eram dois gêmeos. Ela falou ‘tá bem’ (sic). Aí ela mandou tomar um banho e ela mandou ir para a sala de parto”, disse Cleidiane Santos.

Dona de casa está revoltada com sumiço de filho gêmeo (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)

Cleidiane mora sozinha e recebe ajuda dos vizinhos para cuidar do filho. Estava tudo pronto em casa pra receber Laercio e Bryan. “Todo mundo estava esperando de vim gêmeos, aí quando ela foi ter o neném, que veio a resposta mais tarde, era só um, e cadê o outro? Aí a gente não está entendendo”, questiona a tia de Cleidiane, Eva Cavalcante.

“A gente comprou roupa, outras pessoas também me ajudou (sic) muito, teve o chá de fralda também, com o nome dos dois, teve bolo, teve tudo”, disse a Cleidiane. Ao ser perguntada sobre qual o sentimento dela neste momento, ela afirmou: “De revolta e de tristeza, porque eu não posso fazer nada”.

O caso foi registrado na última quinta feira (6), na delegacia de Ilhéus. “Nós estamos encaminhando um ofício ao diretor da maternidade para que ele nos encaminhe o prontuário médico de Cleidiane, assim como nos forneça também, tanto o nome do médico que fez o parto dela, quanto de toda a equipe médica que acompanhou o parto, para que essas pessoas, posteriormente, sejam intimadas e ouvidas aqui em audiência. Até porque, nós precisamos, realmente, definir se houve o nascimento de uma ou duas crianças”, disse a delegada Andréa Oliveira.

Último ultrassom que Cleidiane disse ter feito mostra dois fetos. (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)

Último ultrassom que Cleidiane disse ter feito, mostra dois fetos.