9O Movimento LGBT de Itapetinga se reuniu, nesta quarta-feira, 30, com o prefeito da cidade, Rodrigo Hagge (PMDB) e o secretário de Cultura, Darwin Nunes, para avaliar propostas de implementação de ações de combate a violência e a discriminação.

Na reunião histórica, segundo o próprio movimento, discutiu-se a possibilidade de implantação de ações de combate a violência e a discriminação contra as populações minoritárias. Também foi discutida a possibilidade da realização da V Semana da Diversidade de Itapetinga, que contará com Seminários, sessão na Câmara de Vereadores e culminando com a Parada do Orgulho de ser LGBTQI (a sigla abrange os queers, pessoas que não se veem como sendo exclusivamente do gênero masculino ou feminino, e intersexuais, ou hermafroditas).

O coordenador do Movimento LGBTQI de Itapetinga, Luciano Dí Maria, relatou que o prefeito foi muito solícito e aberto às propostas apresentadas pelo movimento, que são ações no âmbito da saúde, educação e assistência social. “O Movimento LGBT já está atuante no município desde o ano de 2011, mas sempre com muita dificuldade, sem apoio institucionais e realizando esporadicamente ações que minimizem a violência e a dor entre essa parcela da população”, destacou.

Dí maria lembrou que a cidade de Vitória da Conquista já conta com um centro de referência para a população LGBTQI. “O grupo tem por objetivo fomentar, orientar juridicamente e psicologicamente os e as sujeitas vitimas destas violências ou que tem seus direitos negados”, finalizou.

Fonte: Ascom/Movimento LGBTQI