PREFEITURA-500x300Aprovado pelo Ministério da Saúde, o CAPS III é uma realidade em nossa cidade. Já instalado em sua nova sede, o Centro de Atendimento Psicossocial necessita apenas da ampliação e adequação dos espaços físicos para que inicie os atendimentos. Com uma equipe especializada que inclui médico clínico e psiquiatra, enfermeiros, farmacêutico, assistente social, psicólogos, técnicos de enfermagem, educador físico, monitor de oficinas terapêuticas além de todo o pessoal de apoio, o CAPS III vem ser o equipamento que faltava para que Itapetinga oferecesse os munícipes uma atenção completa em saúde mental.
O objetivo prioritário desse novo serviço é o atendimento de pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas e outra situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais.
Com o fechamento dos hospitais psiquiátricos, o CAPS III será o órgão capaz de proporcionar atenção contínua – com funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana – ofertando acolhimento, retaguarda clínica e outros serviços de saúde mental.
A Prefeitura Municipal não tem medido esforços para dar à sua população o que há de melhor em serviço público. Itapetinga é hoje a única cidade do interior da Bahia com população inferior a 200 mil habitantes que foi contemplada com o CAPS III. É política pública levada a sério. É a prefeitura de Itapetinga fazendo muito!