09Um novo estudo britânico apontou que os ateus são mais inteligentes que os religiosos e reacendeu uma nova faísca entre o ateísmo e religião. O estudo da revista científica Frontiers in Psychology, diz que a razão para a menor inteligência observada nas pessoas religiosas seja a forte importância que dão à intuição na resolução de problemas.

Mais de 63 mil pessoas participaram e se identificaram como religiosos ateístas ou agnósticos. Cada participante precisou responder um conjunto de 12 testes online, com uma duração total de cerca de 30 minutos, desenhados para testar capacidades como raciocínio, atenção e memória.

Os testes mostraram que os ateístas saíram-se melhor na generalidade dos testes que a sua contraparte religiosa, mesmo quando fatores como idade e nível de educação eram tidos em consideração. A maioria dos agnósticos situou-se entre os outros dois grupos.

Os investigadores chegaram a uma conclusão após os testes que o QI mais baixo dos participantes religiosos devia a prestações mais fracas nos testes em que a lógica e a intuição entravam em conflito.

Os estudos chegaram a hipótese que a religiosidade se relaciona com o conflito [entre lógica e intuição], em vez de com a capacidade de raciocínio ou, mais geralmente, com a inteligência.