A Polícia Federal está investigando uma organização criminosa suspeita de desviar mais de R$ 3,2 milhões em verbas do Sistema Único da Saúde (SUS) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Na manhã desta quarta-feira (30), foi deflagrada uma operação contra a organização. Segundo a PF, os recursos eram passados para a prefeitura de Itapebi, sul da Bahia.

A operação, batizada de “Juramento de Hipócrates”, cumpriu 21 mandatos de busca, expedidos pela Justiça Federal de Eunápolis. Além de Itapebi, os mandatos também estão sendo cumpridos nos municípios de Floresta Azul, Itabuna, Ilhéus, Itapebi, Itororó, Teixeira de Freitas, Uruçuca, todas no sul do estado; Senhor do Bonfim, na região norte; e Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.

Os investigados, que não tiveram os nomes revelados, são políticos, empresários, advogados e médicos. A investigação aponta que os suspeitos criavam empresas fictícias para fraudar licitações da prefeitura de Itapebi. Entre os processos licitatórios, segundo a PF, estão alguns destinados à compra de medicamentos e insumos hospitalares, merenda escolar e livros didáticos.

Ainda, de acordo com a Polícia Federal, os outros municípios baianos podem ter cometido fraudes que giram em torno de R$ 14 milhões.

RK