09Na TV como protagonista da novela “O Tempo Não Para”, da Globo, Edson Celulari falou à Folha de S. Paulo sobre o câncer que o acometeu em 2016, quando tinha 58 anos. Ele lembrou do susto de ter recebido a notícia e das reflexões iniciais.

“Porque, assim: a finitude é para todos. Nós temos um ciclo, e a vida é isso, você nasce e morre. E quando você morre velhinho, já está mais cansado e vivido a ponto de entender as coisas. Inclusive que o o seu fim está chegando. Agora, quando isso vem antes desse período… Porque não é um acidente. Você recebe a notícia que tem uma doença que pode ser fatal. Pensei: ‘Opa, estou com 58 anos. É cedo’”.

Celulari foi diagnosticado com o mesmo tipo de câncer de Reynaldo Gianecchini, um linfoma não-Hodgkin, do qual se curou após um ano em tratamento.

“Aí você tem o ciclo de tratamento. As pessoas queriam notícia. A minha opção foi me recolher. Todos respeitaram. É o seu espaço. E eu não ia abrir mão daquilo. Era o meu momento comigo mesmo e pronto. Fui cercado de carinho. Aí você pensa em dar uma organizada na vida. Priorizar o tempo, valores. O que é importante para mim, para o humano.”