IRPF 2019: último dia de entrega é nesta terça.
Esta terça é o último dia para que o contribuinte entregue o formulário de Imposto de Renda (IRPF ) 2019. A Receita Federal já recebeu 25,2 milhões de formulários até às 17h desta quinta-feira, mas o Fisco espera que 30,5 milhões de brasileiros prestem contas. Quem ainda não preencheu o formulário e está correndo contra o tempo, deve ficar atento ao relógio: entre 1h e 5h da madrugada, o sistema da Receita não recebe o formulário.
Além do horário, o contribuinte que ainda não transmitiu suas informações para o Fisco deve ficar atento à documentação. Os especialistas em tributos aconselham que é preciso ter em mãos, principalmente, os informes de rendimento (trabalho assalariado, investimentos financeiros, entre outros). Por conta do prazo apertado, é possível que o contribuinte não consiga recolher alguns recibos ou documentos. Neste caso, a indicação dos especialistas é entregar a declaração mesmo que algumas informações estejam pendentes.
É importante tentar reunir o máximo de do possíveis. Caso a pessoa não consiga tudo, o aconselhado é entregar a declaração com os dados que conseguiu e, o quanto antes, enviar a retificadora — aconselha Paulo Pêgas, professor de Ciências Contábeis do Ibmec/RJ. — Muitos contribuintes não veem com bons olhos a retificadora, mas ela é um direito e pode ser usada neste caso para evitar a multa por entrega do formulário em atraso.
De fato, quem não entregar o formulário à Receita Federal até hoje, precisará pagar uma multa mínima de R$ 165,74, limitada a 20% do imposto devido.
RK