a7Na noite desta quinta-feira, Itapetinga deu mais um passo rumo à construção de uma cidade educadora. No auditório da Secretaria de Educação, professores e coordenadores do Ensino Fundamental I se reuniram para conhecerem a nova Proposta de Intervenção Pedagógica da rede municipal. Para isso, a Prefeitura de Itapetinga adquiriu, com recursos próprios, um novo material didático para o ensino fundamental.

O assessor pedagógico da Aprender Editora, Diego Brito, apresentou a coleção “Lendo você fica sabendo”. Os kits já entregues ao município são compostos por dois livros do aluno, uma cartilha de atividades, um livro da família, além de um guia de orientação didática do professor, uma coletânea de jogos alfabetizadores e um rico material expositor para a sala de aula com cartazes, folhetos, alfabetos e algarismos.A2 a6

Ao iniciar a reunião, o coordenador pedagógico de Itapetinga, Manoel Neto, explicou que o momento era para apresentar o novo material adotado pelo município para o primeiro e segundo ano. Segundo o coordenador, não é raro encontrar alunos do quarto ou quinto ano sem saber ler e escrever. “A gente precisa entender o que está faltando e quais ações precisam ser implementadas. A gente precisa saber o que fazer para mudar essa realidade. A secretaria está fazendo a sua parte para a solução de um problema que precisa ser resolvido com urgência”, afirmou ao explicar que o proposta de intervenção contará, também, com formação dos professores e acompanhamento específico para o melhor aproveitamento do material.

“O foco do nosso trabalho é o aluno. É para ele que trabalhamos. Por isso precisamos nos esforçar para dar a eles o que eles precisam e merecem: aprender com qualidade”, encerrou Manoel Neto ao reafirmar o compromisso da prefeitura de Itapetinga com a educação municipal.

Experiência do Ceará: Uma história de sucessoa8 a5

Ao iniciar a apresentação do kit, Diego Brito contou que a professora Daniela Macambira, autora dos livros agora adotados pela rede municipal, há algum tempo assumiu uma consultoria em educação de alguns municípios do Ceará. Em 2001, a experiência de Sobral tomou tamanho destaque que o governo resolveu estadualizar o projeto adotado por lá.

Em 2007, o Governo do Ceará desenvolveu o PAIC – Programa de Alfabetização na Idade Certa – que tem o objetivo de alfabetizar todas as crianças da rede municipal até os sete anos de idade.

Em 2017, Sobral foi classificada como a Melhor Educação do Brasil, com nota 9,1 nos anos iniciais e 7,2 nos anos finais, ficando em primeiro lugar nos dois períodos.a3 a1

A Secretaria de Educação de Itapetinga, então, buscou conhecer o trabalho daqueles que mais se destacam nas pesquisas, adotar seus métodos e colocar o nosso município entre os melhores.