AO leite materno é o melhor alimento para os recém-nascidos e crianças com até dois anos de idade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, muita gente ainda não tem consciência dos benefícios da amamentação, uma vez que existem mulheres que abandonam este hábito de forma precoce.

O coordenador do setor pediátrico do Hospital São Rafael (HSR), Roberto Sapolnik, confirma que a amamentação é a forma ideal para as crianças obterem os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável. Nesta perspectiva, a campanha nacional Agosto Dourado foi criada pela Sociedade Brasileira de Pediatria com o objetivo de intensificar as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.
“Com o leite materno é possível transmitir anticorpos da mãe para o bebê, prevenir doenças e alergias, hidratar, fortalecer o sistema imunológico, evitar cólicas, diarreias e problemas fonoaudiológicos de respiração, audição e deglutição, como também ajudar a fortalecer o vínculo entre mãe e filho”, detalha o pediatra Roberto Sapolnik. O médico ainda explica que o leite, logo após o parto, é chamado de colostro, substância essencial e de proteção contra infecções.