AUm estudo elaborado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) concluiu que as ceras de ouvido são capazes de conter informações importantes sobre a presença de cânceres em qualquer parte do organismo. De acordo com o G1, ao todo, foram encontradas nas secreções cerca de 27 substâncias após a realização de uma pesquisa no laboratório de Química da instituição entre 102 voluntários.

Para as análises foram coletadas amostras de ceras do tamanho de um grão de arroz. A quantidade usada nos teste foi suficiente para que em cinco horas chegasse a um resultado da presença ou não do câncer. Segundo os especialistas, o método prático do exame pode inclusive detectar a doença em seus estágios iniciais.

De acordo com o coordenador da pesquisa Nelson Antoniosi, o diagnóstico do câncer é possível devido ao fato das ceras serem produtos de secreção e uma espécie de impressão digital do que é produzido pelas células. “Quando a cera é produzida, ela tem ali componentes que podem ter sido produzidos por células saudáveis e por células cancerosas”, afirmou. A previsão até o final do ano, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), é de que 580 mil brasileiros sejam diagnosticados com a doença.