O médico urologista Dr. Marcus Vinícius Xavier será o entrevistado do Programa Jornal da Cidade, desta quinta-feira (14), que vai ao ar de Segunda á sexta-feira de 07:00 às 09:00 pela Rádio Cidade FM 94,3.

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem.

De acordo com o médico urologista Dr. Marcus Vinícius Xavier, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum no homem, só perdendo para cânceres de pele não melanoma. “Um a cada 6 homens terão câncer de próstata, mas, se descoberto em sua fase inicial, tem até 90% de chance de cura”, informa.

O urologista destaca que homens com idade acima de 50 anos devem seguir a orientação para fazer os exames de rotina. Se tiver história de familiares com câncer, essa avaliação deve iniciar a partir dos 45 anos “A partir desta idade os pacientes devem realizar exames de rotina. ” Nas fases iniciais, o câncer de próstata não dá sintomas; daí a importância de se procurar o médico a partir da faixa etária determinada, mesmo se não houverem sintomas; mas se ocorrer sangramento na urina, alterações no jato urinário, dor e ardência ao urinar, o médico deve obrigatoriamente ser consultado”, conta.

Segundo Marcus Vinícius, uma uma dieta balanceada ajuda diminuir o risco do câncer. “O consumo de cereais integrais, frutas, grãos, verdura e pouca gordura animal aliado a prática de exercício físico diário ajuda o paciente na tentativa de evitar desenvolver a doença; todavia o diagnóstico precoce é o principal fator de cura, podendo salvar vidas”, finaliza.

Você pode participar através dos Fones: 77-3261-6465 que também é Zap.

Rádio Cidade FM 94,3.

Endereço Eletrônico: www.cidadefm94.com.br