Cientistas chineses identificaram várias maneiras pelas quais o novo coronavírus pode desencadear problemas cardiovasculares

O risco de pneumonia e problemas respiratórios em pacientes com o novo coronavírus é bem conhecido, mas há cada vez mais evidências de graves problemas cardiovasculares associados à doença, de acordo com um estudo que destaca a necessidade de usar terapias anti-inflamatórias comprovadas para o coração.

Uma equipe de cientistas chineses, liderada por Shuyang Zhang, do departamento de cardiologia da Faculdade de Medicina da União de Pequim, realizou um estudo detalhando as diferentes formas como a covid-19 pode desencadear problemas cardiovasculares.

Além disso, é estabelecido um guia para a escolha de terapias de prevenção ou redução destes danos, e menciona os riscos para o sistema cardiovascular de alguns medicamentos atualmente em teste contra o coronavírus. O trabalho foi publicado em um artigo na revista “Frontiers in Cardiovascular Medicine”.

veja também
Novo coronavírus consegue infectar neurônios humanos, diz estudo
Dados sobre medicamento da Gilead aumentam expectativas em luta contra pandemia
RJ: Fiocruz analisa esgoto para mapear circulação de coronavírus
A inflamação desempenha um papel importante no desenvolvimento e nas complicações das doenças cardiovasculares.

Zhang e sua equipe observaram que pacientes da covid-19 com sinais aumentados de resposta inflamatória têm maior probabilidade de sofrer eventos cardiovasculares graves e correm maior risco de morte.

Os cientistas identificaram várias maneiras pelas quais o novo coronavírus pode desencadear problemas cardiovasculares: o vírus pode infectar diretamente e causar inflamação dos tecidos cardíacos, agravar problemas cardiovasculares existentes ou desencadear uma resposta imune excessiva no organismo.

Essa resposta excessiva refere-se a uma “tempestade de citocinas”. As citocinas são as “bandeiras vermelhas” do corpo: um agente estranho entra no corpo, as citocinas são liberadas e o sistema imunológico reage e ataca esse micro-organismo estranho (neste caso, o coronavírus SARS-CoV-2).

No entanto, quando há uma tempestade desses “sinais de alarme” ou moléculas, o sistema imunológico fica fora de controle e não apenas luta contra o vírus, mas também ataca o próprio corpo.

Nesse sentido, os pesquisadores recomendam o tratamento anti-inflamatório contínuo para ajudar na recuperação: terapias anti-inflamatórias cardiovasculares comprovadas devem ser usadas para tratar pacientes com covid-19 que estejam em risco ou tenham desenvolvido problemas cardiovasculares (essas terapias limitam a atividade da sistema imunológico sobre o coração).

Em relação às experiências com alguns medicamentos para a doença, os pesquisadores alertam que sua eficácia e segurança ainda são desconhecidas.

“Alguns medicamentos usados para pacientes com covid-19, como lopinavir / ritonavir, interferon, ribavirina e hidroxicloroquina, podem realmente aumentar o risco de deterioração cardiovascular”, explica Zhang.

Ele acrescenta que, considerando que esses medicamentos podem se tornar essenciais no tratamento clínico de pacientes com covid-19, são urgentemente necessárias estratégias de proteção cardiovascular para melhorar o prognóstico geral.

“Esperamos que nosso estudo forneça informações úteis para a comunidade mundial na esperança de melhorar o gerenciamento clínico da covid-19 durante esta pandemia”, resume o cientista chinês.