O novo Boletim do InfoGripe, da Fiocruz, informa que há uma tendência de continuação da aceleração do espalhamento do coronavírus no Brasil, retomando a velocidade do início de março, antes das medidas de distanciamento social.

O boletim traz análises com base nos dados inseridos no Sivep-gripe até o dia 26 de abril. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo. O InfoGripe analisa casos notificados e mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e oferece uma indicação da epidemia, embora não considere todos os sintomas associados à Covid 19, mas apenas as internações de casos com febre, tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória combinados.

Até o último domingo (26), foram notificados 44.700 casos de SRAG. Mas levando-se em conta a demora na notificação de todos os casos até o fim da semana epidemiológica 17 (19 a 25 de abril), o InfoGripe estima que os casos sejam cerca de 62.600.

O pesquisador do Programa de Computação Científica da Fiocruz e coordenador da plataforma InfoGripe, Marcelo Gomes, informa que podemos não chegar ao pico da doença. “É possível observar uma nítida tendência de crescimento da epidemia e não chegamos ao pico”, afirmou.